Logo Sanar
Logo Sanar
Todas as Áreas

Carreiras

Residência do Sírio-Libanês: programas, vagas, seleção e mais!

Residência do Sírio-Libanês: programas, vagas, seleção e mais!

Quer saber como se especializar numa das instituições referência em ensino e saúde no Brasil no mundo? Hoje vamos falar sobre Residência do Sírio-Libanês: Programas, vagas, processo seletivo e mais! Confira e prepare-se para sua aprovação!

O Sírio-Libanês tem forte atuação com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Isse se dá por meio da capacitação de profissionais de saúde nos programas de Residência em Área Profissional e de Residência Multiprofissional. As vagas e os cursos ofertados são alinhados às necessidades de saúde da população brasileira. 

Os programas oferecidos seguem as diretrizes do Ministério da Educação: regime de dedicação exclusiva, duração de 02 anos, carga horária total de 5.760 horas — o que representa 60 horas semanais, divididas em 80% prática em serviço e 20% teórico-prática.

Todo o processo é orientado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da unidade. A oferta de vagas anuais contempla as áreas básicas e especialidades de maior necessidade percebida na rede pública de saúde do País.

Ao final dos cursos de residência, os profissionais acumulam conhecimentos técnico-científicos e raciocínio crítico-reflexivo, a partir dos quais a tomada de decisão é orientada pelas melhores evidências e para o trabalho em equipe. É o objetivo é um só: assegurar a qualidade assistencial e a segurança do paciente.

Gostou e quer saber mais? Navegue pelo índice abaixo para conhecer em detalhes o processo de seleção da Residência no Sírio-Libanês.

1. Por que fazer Residência no Hospital Sírio-Libanês?
2. Programas e vagas da Residência do Hospital Sírio-Libanês
3. Como se preparar para a Residência do Hospital Sírio-Libanês?
4. Último edital da Residência do Hospital Sírio-Libanês


Livros preparatórios para residência: veja como conquistar sua aprovação


1. Por que fazer Residência no Hospital Sírio-Libanês?

A oferta de programas de Residência no Sírio-Libanês não é diversa, mas a estrutura da instituição sustentam de modo eficaz os cursos oferecidos para graduados em cursos como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

A expertise do Sírio-Libanês fortalece sua credibilidade no mercado nacional e internacional há mais de 95 anos, baseada nos pilares de assistência à saúde, ensino, pesquisa e responsabilidade social.

A sociedade possui o Instituto de Responsabilidade Social, que atua em diferentes frentes em benefício da sociedade, e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, que é o centro de geração, disseminação de conhecimentos e formação de profissionais.

Além dos programas de Residência, são oferecidos cursos de pós-graduação stricto sensu e projetos de pesquisa. Todos são orientados pela inovação e pelas necessidades dos brasileiros e do SUS. 

A estrutura física do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa fomenta conhecimento e competência. Inaugurado em 2003, o espaço físico possui 5,8 mil metros quadrados, com equipamentos tecnológicos que potencializam atividades educacionais presenciais e à distância.

Entre eles estão um Centro de Convenções com anfiteatro com capacidade para 400 pessoas, quatro auditórios removíveis com capacidade total para 500 pessoas, um auditório para 30 pessoas com sala de simulação, duas salas de reunião, um laboratório de informática com 30 computadores e uma sala de teleconferência. 


CONHEÇA NOSSO MAPA DE RESIDÊNCIAS ABERTAS NO BRASIL


Para a prática profissional, os ambientes incluem: Centro de Terapia Celular, biobanco, laboratório com sequenciamento de ácidos nucleicos, Centro de Oncologia Molecular em parceria com o Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, Centro de Treinamento e Simulação avançado em videocirurgia, microcirurgia, endoscopia, eletrocirurgia e robótica.

Há também o Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Cirurgia Robótica, que reúne técnicas e controle de ferramentas cirúrgicas que aproximam tecnologia e cirurgiões. Além disso, a Biblioteca Fadlo Haidar conta com acervo de livros e assinatura de mais de 2 mil periódicos.

A estrutura da Residência no Hospital Sírio-Libanês diz respeito também ao desenvolvimento acadêmico dos residentes, propiciado pelas metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Entre as estratégias estão o Problem Based Learning, Problematização e Team Based Learning, discussões e estudos de caso, simulações realísticas, conferências e exposições dialogadas, e jogos e dramatizações.

O aprendizado em cenário de prática ocorre em unidades do complexo hospitalar do Sírio-Libanês e da rede de instituições parceiras. Todo o processo é facilitado por preceptores, que auxiliam no desenvolvimento das competências profissionais necessárias para a atuação na área de saúde.


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


2. Programas e vagas da Residência do Hospital Sírio-Libanês

O Hospital Sírio-Libanês oferece programas de Residência em Área Profissional de Saúde e de Residência Multiprofissional. As vagas são ofertadas para profissionais de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia

Assim como determina a legislação, todos os programas têm duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais. Atualmente, todos os residentes têm direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330,43.

Uma boa notícia, no entanto, é que o lançamento do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 15 de julho de 2021, prevê para a partir de 2022 aumento de 24% em bolsas para residentes em saúde

Agora, vamos aos Programas!

Residências uniprofissionais do Sírio-Libanês:

Biomedicina

Diagnóstico por Imagem

Enfermagem

Clínico-Cirúrgica

Cardiologia

Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado

Urgência e Emergência

Física Médica

Radioterapia

Residências multiprofissionais do Sírio-Libanês:

Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição

Cuidado ao Paciente Crítico

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição

Cuidado ao Paciente Oncológico

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição 

Psicologia

Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição

3. Como se preparar para a Residência do Hospital Sírio-Libanês?

O processo seletivo da Residência do Hospital Sírio-Libanês é composto por duas fases. A primeira é a tradicional prova objetiva. Já a segunda fase se divide em duas etapas: prova prática e entrevista

Prova objetiva

A primeira etapa é a prova objetiva de múltipla escolha. Os candidatos têm 3h30 para responder a 100 questões, das quais 75 sobre conhecimentos específicos à área de formação e 25 sobre saúde coletiva. A avaliação tem peso 5 e corresponde a 50% da nota.

A exceção é para o programa em Física Médica, cuja prova tem 40 questões de conhecimentos específicos e 10 de saúde coletiva. A prova tem peso 9 e corresponde a 90% da nota.

Etapa prática

É realizada no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, em São Paulo. O candidato realiza essa etapa em sala reservada, sem qualquer comunicação, e passa por uma a duas estações práticas. Essa prova tem peso 4, e corresponde a 40% da nota final.


Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Como funcionam as Provas de Residência Multiprofissional?


Entrevista

Consta de análise e arguição de curriculum vitae. O candidato deve entregar o documento, acompanhado de histórico escolar e comprovantes de formação, no dia da prova prática no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. 

Essa etapa tem peso 1 e equivale a 10% da nota final. São considerados participação em atividades extracurriculares relacionadas a ensino, cuidado em
saúde, estágios supervisionados, pesquisa científica e envolvimento institucional, bem como conhecimento em línguas estrangeiras.

Na arguição do curriculum vitae, os avaliadores consideram postura, clareza, sociabilidade, objetividade e capacidade de autoavaliação do candidato. 

Organize-se para a seleção

A preparação para a prova de Residência do Sírio-Libanês pode ser orientada por algumas práticas. Uma delas é estudar por questões de provas anteriores.

Afinal, conhecer o formato das questões da prova de residência é uma forma de dominar essa etapa tão crucial do processo seletivo. 

Além de dominar a lógica de construção da prova, você exercita seu cérebro para o estilo das questões, percebe quais assuntos mais caem e identifica aqueles que você precisa dar um pouco mais de atenção. Algumas dicas: 

  • Identifique o assunto do enunciado – Anote num papel os temas que mais frequentes. Isso vai te ajudar a direcionar sua concentração na hora da revisão;

  • Questões comentadas – Esse estilo de questões pode te ajudar a sanar dúvidas que ainda existam sobre o assunto em questão e te blinda de cair em pegadinhas;

  • Justifique suas respostas – Faça você mesmo os comentários para te ajudar a fixar os conhecimentos adquiridos. Justifique o motivo de cada alternativa estar errada e o que te leva a considerar aquela como correta.

4. Último edital da Residência do Hospital Sírio-Libanês

O último edital da Residência do Sírio-Libanês foi lançado em 2019, com taxa de inscrições no valor de R$ 300,00. O candidato não pôde fazer mais de uma inscrição.

Em 2019, as provas objetivas foram realizadas em 02 de novembro, com início às 9h. Essa etapa foi realizada em diferentes cidades do país: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). 

Foram oferecidas vagas para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde em Biomedicina em Diagnóstico por Imagem (8), Enfermagem em Cardiologia (6), Enfermagem Clínico-Cirúrgica (12), Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e de Esterilização (6), Enfermagem em Urgência e Emergência (8) e Física Médica em Radioterapia (2). 

Foram ofertadas vagas também para os programas de Residência Multiprofissional em Residência no Cuidado ao Paciente Crítico (15), no Cuidado ao Paciente Oncológico (14), em Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde (4) e no Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente (10). 

Se prepare com a Sanar!

Quer se preparar da melhor forma para a Residência do Sírio-Quer ser aprovado em Residência? Torne-se o candidato mais preparado para as provas com os materiais de estudo da Sanar Saúde!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar Saúde.