Todas as Áreas

Carreiras

Residência em Medicina Veterinária 2022: saiba tudo aqui

Residência em Medicina Veterinária 2022: saiba tudo aqui

 

Quase todo estudante de Medicina Veterinária ou veterinário que deseja fazer residência tem dúvidas sobre o que escolher. Aqui vamos falar tudo sobre Residência em Medicina Veterinária 2022. Então, saiba de uma vez por todas como se preparar!

Afinal, escolher uma carreira não é fácil e esse é um dos passos cruciais para o sucesso na área escolhida. 

E já começamos com a divulgaçaõ de oportunidades!

é isso mesmo? (1.57 MB)

OPORTUNIDADE: Residência USP 2022: 220 vagas multiprofissionais, incluindo Medicina Veterinária!

Tem mais novidade. Você já está por dentro do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde? Anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 15 de julho de 2021, ele prevê aumento de 24% em bolsas para residentes em saúde.

Vamos falar mais disso daqui a pouco, ok?

Agora, seguindo com as verdades: o número de profissionais veterinários está cada vez maior e, para se destacar no mercado de trabalho, é necessário apresentar diferenciais em termos de titulação, experiência e contatos profissionais.

Pontos essenciais para uma residencia

A gente sabe que quanto mais informações de qualidade você acessar, mais embasadas serão suas escolhas. Sua carreira merece e por isso fizemos esse levantamento com o que você precisa saber.

Confira o que você verá por aqui:

O que é a Residência em Medicina Veterinária e como funciona?

A Residência Multiprofissional em Veterinária é uma especialização voltada para a educação em serviço, ou seja, durante o exercício da função.

Trata-se de um programa de cooperação entre setores para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

O programa tem duração de 02 (dois) anos e carga horária de 60 horas/semanais. É bom dizer que 80% do tempo é destinado a atividade prática e 20%, teórica.

O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano. Sim, elas podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias.

Cada residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior). Afinal, todo o programa é voltado para maior aprendizado e experiência prática e esse apoio faz toda diferença.

Em termos didáticos, o programa de residência costuma ser dividido. Num primeiro momento, a partir de vivências mais curtas e gerais dos diversos ambientes do hospital veterinário. No segundo, o residente pode optar pela ênfase na sua formação.

Bolsa para residente de Medicina Veterinária

Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.  Atualmente, o valor é de R$ 3.330,43. Mas, como divulgado recentemente, haverá um reajuste.

A medida faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúdeanunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 15 de julho.

Entre as mudanças mais importantes, o fato de que o valor das bolsas para residentes vai aumentar em 24%. O Plano será executado em ciclos trienais e inicia as atividades ainda em 2021.  E as boas notícias não param por aí!

Também estão previstos a reestruturação e abertura de novas residências no País, bem como o  fornecimento de ofertas educacionais de capacitação e qualificação de residentes, entre outros pontos.

O governo amplia, assim, a verba para qualificar profissionais capazes de atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Medicina Veterinária é um das áreas contempladas!

É bom saber que o residente precisa ter dedicação exclusiva, ok?  Ou seja, não pode desenvolver outras atividades profissionais nesse período.


23 dicas de ouro para sua aprovação na Residência!


As Principais Áreas de Residência em Medicina Veterinária  

As oportunidades de cursos são diversas. E se você já está de olho na Residência em Medicina Veterinária 2022, precisa conhecer as principais.

Dentre elas, abordaremos as três áreas de residência mais concorridas: Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia, Clínica Médica de Animais de Companhia e Anestesiologia e Emergência.

Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia

Os cirurgiões veterinários estão entre os mais versáteis e abrangentes da Medicina Veterinária. Isso porque eles atuam com a realização de procedimentos cirúrgicos das mais variadas naturezas.

Intervenções em sistemas reprodutivo, digestivo, urinário, respiratório, cutâneo, oftálmico e auricular são algumas das que podem contar com a ajuda dos profissionais especializados em cirurgias em animais.

Dessa forma, possibilitam a resolução e a melhora de problemas que incluem desde a dificuldade no parto de fêmeas a luxações e fraturas.

Procedimentos que envolvam a ortopedia veterinária (incluindo operações para a solução de complicações como ossos ou rupturas de ligamentos, luxações diversas, vértebras deslocadas e hérnias de disco, entre outros) e o sistema reprodutor dos animais (como castrações, vasectomias, cesarianas e etc.)estão entre os mais conhecidos pelo público em geral.

Mas, o cirurgião veterinário atua, ainda, na realização de biópsias para a oncologia veterinária e no tratamento de vias urinárias dos animais, para dar mais exemplos.

Complicações gastrointestinais – como torções de estômago ou de intestino, más formações e perfurações diversas – também podem melhorar muito com a ajuda dos cirurgiões veterinários.

Eles oferecem uma ampla gama de funções necessárias e úteis para todas as demais especialidades da Medicina Veterinária.

Clínica Médica de Animais de Companhia

Esta é com certeza uma das áreas mais comuns de busca e também de conhecimento popular. Nela o profissional cuida dos animais domésticos em clínicas ou hospitais para atendimentos, emergências, exames, entre outros. 

É aqui que os especialistas atuam também em nutrição animal, ultrassonografia, dermatologia, odontologia, entre outras áreas.

Anestesiologia e Emergência

A Anestesiologia é essencial para a realização de procedimentos cirúrgicos. Sendo assim, os profissionais especializados em anestesiologia veterinária devem ser amplamente preparados e capacitados.

Afinal, assim como no mundo dos seres humanos, a anestesia para uma cirurgia pode contar com uma série de restrições e maneiras corretas e específicas de aplicação.

Isso, sem contar a necessidade de acompanhamento e monitoração do paciente que esse tipo de intervenção exige.

Antigamente realizada pelos próprios cirurgiões veterinários, as anestesias desse tipo de processo já contam, hoje, com profissionais especializados para a sua aplicação. Isso aumenta consideravelmente os níveis de segurança e de sucesso nos procedimentos desse tipo.

Outra área fundamental é a de Emergência. Fundamental para o atendimento de pets , os profissionais em emergência veterinária devem ser amplamente qualificados e capacitados.

Ou seja, é preciso preparo para que possam executar os procedimentos necessários em situações graves e de maneira rápida. Muitas vezes, uma decisão pode fazer diferença entre a vida e a morte do animal.

Traumas, lesões, ingestão de corpos estranhos, quedas, atropelamentos, convulsões, parada cardiorrespiratória, reações alérgicas, envenenamento e partos.

Esses são alguns dos mais comuns casos que precisam do atendimento emergencial para animais. Nessse contexto, é necessário haver profissionais capacitados no local de atendimento (que deve ser imediato para haver mais chances de que o animal se recupere).

Ambulância

Além das especializações citadas, outras diversas podem ser trabalhadas de acordo com a instituição hospitalar, universitária ou instituto em questão.

Na Residência para a USP, que está com inscrições abertas para 2022, há, por exemplo, os Programa de Residência em Diagnóstico por Imagem e em Anatomia Patológica.

A cada novo ano, aprendizados são adquiridos pela vivência, pelos resultados de ações tomadas, por mudanças de estratégias, por transformações nos campos de atuação. Consequentemente, as especializações têm ficado cada vez mais aprimoradas e reconhecidas!

Por que fazer residência em Medicina Veterinária

Em primeiro lugar, a Residência é um excelente caminho para quem quer impulsionar a carreira em Saúde. Ela é vista com bons olhos pelos contratantes e amplia muito a empregabilidade.

Nesse sentido, vale escolher bem qual residência cursar e cuidar para que a escolha esteja alinhada aos seus interesses e propósitos.

Para além de favorecer a empregabilidade, há outros motivos para você fazer a residência em Medicina Veterinária.

Entre eles, estão:

  • Trata-se de uma oportunidade de se qualificar, sendo remunerado por isso.
  • A partir dela, o residente pode desenvolver habilidades procuradas pelo mercado de trabalho. Entre elas, estão: comunicação, adaptabilidade, trabalho em equipe.
  • Networking ou rede de contatos. A Residência é muito importante para você criar uma rede de contatos estratégica que pode ser essencial na sua carreira.
  • Vivência prática da realidade profissional. Na residência, você irá articular os aprendizados e a habilidade de tomar decisões rápidas diante de situações classificadas como urgentes.
  • Ainda sobre o ponto anterior, vale complementar que durante os dois anos da residência, você vai se deparar com diversas situações a serem resolvidas. Isso vai impulsionar você a desenvolver a sua proatividade. 
  • Com essa experiência, sua atuação profissional no futuro terá uma visão mais completa sobre a sua área.
  • Acredite, depois de concluir a sua residência, você terá um enorme diferencial na carreira.  Isso, em virtude de toda experiência adquirida em cada campo de atuação.
  • Tornando-se um especialista, você sairá na frente de muitos outros colegas de trabalho!

Confira ainda: Concursos para Saúde abertos no Brasil


Processo de seleção da Residência em Medicina Veterinária

Para ingressar em uma Residência de Medicina Veterinária, você precisa ser aprovado no processo de seleção realizado por instituições que oferecem essa modalidade de especialização.

A estrutura de cada um desses processos muda de acordo com os editais apresentados pelas instituições. Normalmente, são essas as etapas:

– Prova de Conhecimentos
– Análise de Currículo
– Entrevista

Como aqui nosso foco é impulsionar sua carreira, separamos abaixo alguns conteúdos incríveis sobre esse processo. Aproveite!


Prepare-se para diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Como se preparar para a entrevista da Residência Multiprofissional?

Análise Curricular da Residência: 7 dicas valiosas para se sair bem

Não saia dessa página sem antes assistir a esse vídeo!

Temas que mais caem nas provas de residência em Medicina Veterinária

Sonhando com a Residência em Medicina Veterinária 2022? Então, precisa se preparar bem para a prova. Nas de conhecimentos específicos, estão entre os temas que mais caem:

  • Epidemiologia
  • Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal
  • Controle e Biologia de Vetores, Roedores e Animais Peçonhentos/ Fauna Sinantrópica
  • Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária
  • Zoonoses
  • Doenças Transmitidas por Alimentos

Como não brincamos em serviço, separamos aqui conteúdos incríveis que irão te apoiar na jornada rumo à aprovação da Residência em Medicina Veterinária 2022!

1000 questões comentadas de provas e concurso em Medicina Veterinária

Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais

Clínica Médica de Pequenos Animais

Bottom blog livros residência(360 KB)

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.