Logo Sanar

Carreiras

Terapia Cognitivo-Comportamental ( TCC ) - 5 curiosidades sobre essa área da Psicologia

TCC - 5 curiosidades sobre essa área.jpg (15 KB)

Provavelmente você já saiba o que é a Terapia Cognitivo-Comportamental, até porque ela é uma grande tendência da Psicologia Contemporânea e que tem uma taxa de aceitação muito alta entre os profissionais da área. E isso se dá por uma soma de características que tornam essa especialidade cada vez mais respeitada e buscada, inclusive pelos pacientes.

Listamos 5 curiosidades sobre ela!


1- Nessa abordagem, o terapeuta incentiva e ensina ao paciente a se questionar e entender suas emoções, pensamentos e comportamentos, ou seja, direciona para um caminho de autoconhecimento. Ela também pode ser usada como preventiva, isso significa que mesmo que o paciente não identifique uma questão a ser resolvida, a terapia pode ser aplicada com intuito de prevenir o surgimento de alguma questão psicológica.

 

2- O “pai da Terapia Cognitivo-Comportamental”,  Aaron Beck, que propôs a abordagem nos anos 60, ainda é vivo e dá aulas na Universidade da Pensilvânia, ele completa 100 anos em 2021.

 

3- A atividade não acaba no consultório, é responsabilidade do terapeuta cognitivo administrar exercícios e atividades que o paciente vai fazer em outros momentos, em sua casa, por exemplo.

 

4- Muitos estudos defendem que a Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem mais objetiva e pragmática. Ela mistura Behavorismo e outras teorias cognitivas, ela está ligada à maneira como cada pessoa se afeta por determinados acontecimentos, e não com o acontecimento em si.

 

5- Hoje é possível se tornar especialista em TCC através de propostas educacionais que funcionam no modelo Online. A Sanar, por exemplo, tem pós-graduação em TCC que tem duração de 15 meses e é aprovada pelo MEC. 

Link para saber mais detalhes: https://pos.sanarsaude.com/psicologia/tcc/


Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre essa área tão instigante e promissora da Psicologia, fica mais fácil listar alguns pontos que são do seu interesse e descobrir se quer se aprofundar no assunto. Conte com a Sanar para isso, temos os melhores profissionais do mercado te esperando para te ajudar a se tornar um terapeuta cognitivo comportamental.

 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.