Logo Sanar

Carreiras

6 coisas que você aprende ao errar uma questão

Aprendizados ao errar questões

Verdade seja dita: ninguém gosta de errar uma questão. A gente se sente desapontado, triste e até nervoso e pensa em todos os motivos possíveis que nos levaram a marcar a alternativa errada - seja por uma pegadinha boba ou por falta de conhecimento mesmo.  Mas para ter uma boa performance nos seus estudos, você não pode deixar a peteca cair. Por isso, viemos te mostrar 6 coisas que você pode aprender ao errar uma questão.

São aprendizados simples, que vão te ajudar a se manter motivado e focado no que mais importa: você ser aprovado. E nunca se esqueça: errar faz parte de todo aprendizado. Ninguém aprende a andar de bicicleta sem tomar umas boas quedas. E melhor errar treinando para a prova do que na hora H, né?

Saber qual assunto você não entendeu muito bem

Às vezes, achamos que dominamos um assunto da raiz do cabelo até a ponta do pé, até que chega o momento de passar da teoria para a prática: a hora de resolver uma questão. É neste instante que você pode fazer uma avaliação sincera do seu método de estudo e entender qual lacuna ficou faltando: e ir com tudo para se sentir confiante de novo.

Ficar craque em identificar pegadinhas

Algumas bancas são experts em fazer questões com pegadinhas. E a gente sabe: é bem frustrante errar por uma “bobagem” dessas. Porém, logo depois da atenção plena na hora da leitura do enunciado e das alternativas, a melhor saída para não cair nestas armadilhas é praticar muito para entender quais são os pontos certeiros que podem querer te desviar da alternativa correta.

Entender quais matérias está com dificuldade

Este tópico é bem parecido com o primeiro que listamos aqui, mas tem uma diferença. Ao resolver questões de provas, você pode não só entender aquilo que achava que dominava como também identificar matérias que você precisa estudar pela primeira vez ou fazer uma boa revisão por não estar conseguindo marcar a alternativa certa.  Aqui, as questões comentadas são muito úteis para já responder revisando.

Relembrar coisas que já tinha esquecido

Acreditamos que isso já pode ter acontecido com você. Sabe aquele assunto que foi o primeiro que você estudou, mas só errando a questão e conferindo o gabarito você lembra na hora aquele tópico que havia esquecido? O erro vai te ajudar a reforçar o que você precisava lembrar e já tinha ficado no fundo da caixola.

Listar o conteúdo que falta estudar ou revisar

Só ficar chateado ao errar uma questão não adianta nada, né? Então, no momento que reservar para resolver questões, você pode fazer uma listinha (no papel ou até no celular) de todo o conteúdo que você precisa estudar ou revisar. É uma dica para otimizar as suas revisões e também fazer ajustes em seu plano de estudo.

Ficar fera em interpretação de texto

Quanto maior o seu repertório de questões resolvidas – e até mesmo erradas, mais você vai melhorando a sua performance neste quesito e se preparando ainda melhor para a hora “H”. Isso porque você vai aprendendo cada vez mais a interpretar o texto dos enunciados e também das alternativas, tornando tudo mais fluido quando chegar a tão sonhada prova.


Seja concurseiro ou aspirante a residente, tudo que falamos acima faz você otimizar os estudos, saber o que está sendo eficaz, o que precisa ser alterado e ajustar o tempo para dedicar às matérias que precisam de reforço.

Além disso, você aprende a olhar para o enunciado e alternativas de maneira eficaz para reduzir as chances de erro (aquela velha marcação em "assinale a alternativa INCORRETA").

Já tinha pensado nisso? É um exemplo de como olhar o copo pela ótica do meio cheio e não meio vazio - o que faz toda a diferença em sua motivação. E quem já entendeu isso ainda tem um plus: jura a si mesmo nunca mais errar uma questão daquele assunto. 

Qual o segredo para errar menos? Treinar muito e focado em acertar

Saiba como estudar para concursos e residência através de questões, 3 vantagens de estudar por este método e, para elevar a sua performance, baixe o aplicativo da Sanar Saúde!

São mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Dica de ouro: você não só responde às questões como também pode revisar as que errou e acertou e ainda entender quais são os erros mais comuns dos seus concorrentes. 

 

Matérias relacionadas

Faça do seu smartphone um aliado na preparação para concursos!

Desenvolva um estudo inteligente (não estudos pesados) em 3 passos

Como estudar para Concurso Público com pouco tempo? Confira nossas 7 Dicas INFALÍVEIS!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.