Logo Sanar

Carreiras

A Lepra antigamente: Métodos antigos

            Uma doença antiga tem ameaçado bastante a vida urbana e tem provocado bastante isolamento por parte de um grande número de pessoas que desconhecem sobre tal, esta doença é a Hanseníase.

            Achados antigos nomeavam esta doença como lepra, e seu tratamento era mais dentro dos padrões que sociedade mais quer, o isolamento. Seu cenário ao longo da história não era nada agradável, uma doença taxada como punição de Deus se tornou uma das pragas mais comuns vista como desobediência, mas tratada pelos mesmo sacerdote instituídos por Deus na época.

            Cerca de 4000 anos atrás - descrito pelos teólogos - existiam um povo que peregrinava pelo deserto rumo a terra de Canaã. A sua parada em meio ao deserto foi no monte Sinai(Horebe), onde haviam se passado 1 mês após libertação do cativeiro egípcio. Este povo era povo hebreu.

            O povo hebreu recebeu de Deus o que foi prometido no passado. Além do cuidado de Deus havia também a provisão, só que este povo era cativo e precisavam de uma hierarquia e controle organizacional.

            Eles receberam leis e mandamentos, dentre eles de ordem jurídica, politica, econômica, lazer e entre outras. Dentre elas, existe uma especifica que nos chama atenção é o tratamento da lepra.

            A lepra era identificada pelo sacerdote da época, onde seus procedimentos eram descritos em Levíticos 8-10. O ritual de purificação era conforme a gravidade da doença, nomeada por imunda quando havia contaminação e limpa quando tratamento não era necessário.

            Os métodos epidemiológicos usados na época era tratamento de isolamento por um período de sete dias fora da sua casa, como está escrito em Levíticos 14:8:  E aquele que tem de purificar-se lavará as suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias;

            Era uma forma estranha para nós, atualmente, mas evitava de conter qualquer forma de infecção por meio do contato.

            Sabemos que doença é transmitida pelo ar, pelo Mycobacterium leprae, sendo que os objetos que estavam na casa desta pessoa poderiam sugerir outras formas de contaminação.

Gostando do conteúdo? Discuta nos comentários!

            Conclui-se que os métodos antigos eram eficazes estranhos, mas produziam uma diferença para povo que aderia tratamento.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.