Logo Sanar

Carreiras

ESTRATÉGIA DE USO DE METODOLOGIA ATIVA EM UM GRUPO DE ESTUDO DE NEUROCIÊNCIA: UM

Introdução: Segundo as novas diretrizes nacionais dos cursos de medicina, esses devem utilizar metodologias ativas que privilegiem construção ativa do conhecimento. Elas favorecem aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes como a busca ativa pelo conhecimento, aprender a aprender, trabalho em grupo e liderança podendo ser usadas nos currículos formal e paralelo (Ligas Acadêmicas de Medicina, Grupos de Estudos e Casos Clínicos).

Objetivo: Relatar a estratégia do uso de metodologias ativas em um grupo de estudo de Neurociência (GEN).

Metodologia: Os encontros do GEN são uma iniciativa discente, que acontecem quinzenalmente e abordam temáticas da neurociência. Cada encontro é coordenado por dois alunos que escolhem o tema e os materiais teóricos utilizados, orientados por um docente. A estratégia é dividida em três etapas: compartilhamento de experiências prévias, brainstorming e consolidação do conhecimento. Na primeira etapa, os coordenadores introduzem o tema e os participantes são estimulados a relatarem suas experiências (ideias prévias) sobre o assunto. Durante essa etapa, um dos coordenadores registra as experiências relatadas.  Na segunda etapa é realizado o brainstorming. Na terceira etapa os coordenadores consolidam o conhecimento a partir das explicações propostas pelos participantes à luz do referencial teórico sugerido. 

Resultados: A percepção dos membros do GEN é que essa estratégia conseguiu despertar a curiosidade dos alunos, auxiliou-os a desenvolver a capacidade de ouvir e compartilhar experiências, além de promover a assiduidade nos encontros. A rotatividade dos coordenadores favorece o desenvolvimento da habilidade de liderança e tomada de decisão.

Conclusões: As metodologias ativas podem ser utilizadas em atividades paralelas como o GEN, onde o discente assume a função de tutor. Na estratégia de ensino-aprendizagem descrita os alunos são inseridos num ambiente de curiosidades, discussão e construção coletiva do conhecimento, favorecendo a adesão à atividade e a aquisição de novos saberes.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.