Notícias
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) | Tudo que você precisa saber

Fisioterapeuta Concurseira
• 12/17/2018

O Infarto Agudo do Miocárdio, o IAM, consiste na morte (necrose) dos cardiomióciotos, ou seja, de uma parte do tecido muscular do coração, devido a uma deficiência da oferta de nutrientes e oxigênio ao tecido, secundário a trombose, ou vasoespasmo sobre uma placa aterosclerótica.
FISIOPATOLOGIA
Primeiro acontece a ruptura ou erosão de uma placa aterosclerótica, que reduz a luz do vaso e compromete significativamente o fluxo sanguíneo na artéria coronária por espasmo ou formação de trombo, ocasionando assim a isquemia cardíaca que leva a necrose dos cardiomiócitos.

QUADRO CLÍNICO
- Angina;
- Mal-estar generalizado;
- Náuseas;
- Vômito;
- Lipotimia;
- Palpitações;
- Dor epigástrica.

CLASSIFICAÇÃO



ETIOLOGIA
Atualmente, o IAM é uma das doenças coronarianas mais comuns nos seres humanos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil são recorrentes aproximadamente 350 mil novos casos por ano, dentre estes casos. A aterosclerose é a causa mais comum (43% dos casos), seguida da trombose coronária (21%), aneurismas (4%, dissecção coronária (16%) e por fim até mesmo coronárias normais (29%).

REABILITAÇÃO CARDÍACA
Segundo a V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST, a Reabilitação Cardíaca na fase aguda do infarto objetiva reduzir os efeitos deletérios do repouso prolongado no leito, controlar as alterações psicológicas e reduzir a permanência hospitalar.
Além disso, existem muitos benefícios associados a prática de atividade física, e a partir disso, muitos dos fatores de risco podem ser superados. Outro aspecto importante é realização prolongada e permanente de exercícios já se mostram eficazes da melhora do desempenho cardiopulmonar.
Diante desse cenário, faz-se necessário ressaltar a importância da abordagem multidisciplinar desse padrão de paciente, visto que os diferentes profissionais poderão dentro de suas especialidades ofertar ao paciente um tratamento completo, possibilitando o seu regresso a suas atividades de vida diária AVD’s.

REFERÊNCIAS
NICOLAU, José Carlos. Infarto agudo do miocárdio – Síndrome coronariana aguda com supradesnivelamento do segmento ST. Revista da Associação Médica Brasileira, 2004.
Bertalami & Nicolau, COMO TRATAR, Sociedade Brasileira de Cardiologia 2ª edição 2008.
Piegas LS et. Al, III Diretriz sobre tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2004.
DIRETRIZ SUL-AMERICANA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR – Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2014.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.