Todas as Áreas

Carreiras

Estudar para a residência: quando começar?

Estudar para a residência: quando começar?

Todo ano tem editais de residência sendo publicados pelo Brasil, assim como candidatos buscando a tão sonhada aprovação. Se você quer se tornar um residente, deve saber que é preciso se planejar. Uma das principais dúvidas é: quando começar a estudar para a residência? Aqui vamos falar sobre isso, mirando no seu esperado SIM!

Como são muitas as opções de programas para as mais diversas áreas, é importante pesquisar bem sobre cada uma delas. Já definiu a especialidade almejada? O próximo passo é ver as instituições que oferecem vagas para ela. 

Só essa etapa, de escolha, já leva um bom tempo. Afinal, é comum que os futuros candidatos tenham dúvidas ainda sobre qual caminho percorrer. 

Seja como for, é preciso ficar atento a cada detalhe e  buscar a solução que mais se adeque aos seus objetivos. Tem gente que escolhe a especialidade ainda na graduação. Outros, só depois de formados. E está tudo bem!

O que importa é: decisão tomada, ir em busca da aprovação. Agora, vamos falar sobre a melhor hora para dar o pontapé nos estudos, com foco na residência. 


Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!


Quando começar a estudar para a residência 

Será que há um tempo certo para dar início aos estudos? Bom, quanto antes você começar, mais tempo terá para se organizar. Isso passa, como vimos, pela escolha da especialidade, pela pesquisa sobre a instituição e pela incrementada na vida profissional. Sim, atividades extracurriculares são bem-vistas!

“Eu recomendo muito o estudo pré-edital, que é antes do edital  ser publicado”, explica a coordenadora de Psicologia da Sanar Saúde, Vanessa Neves. Para ela, o momento pós-edital deve ser voltado mais para a revisão do conteúdo.

“Mas como vou estudar sem o edital?” você pode estar se perguntando. Simples!

Acesse os editais anteriores e tenha em mãos materiais preparatórios de qualidade. Fazer questões de provas anteriores é fundamental. Aproveite as publicações com questões comentadas, para que você compreenda melhor o conteúdo.

E, vale lembrar: a preparação não envolve somente os estudos. Idiomas, cursos complementares, participação em eventos, monitorias, projetos de pesquisa e autoria em publicações são importantes na etapa de análise curricular. 

Portanto, saiba como se preparar para os diferentes processos seletivos e avance rumo à carreira dos seus sonhos!

Vantagens de estudar antes do edital ser publicado

Há quem se programe para estudar para a residência ainda na graduação. Afinal, alguns conteúdos podem ser internalizados a partir da análise de provas anteriores. Será precipitado? Não há receita pronta e cada indivíduo é um. 

Seja como for,  é preciso criar um cronograma de estudos e, claro, respeitá-lo. Ele deve ser viável. Ou seja, não adianta propor algo que não é possível cumprir. Reserve tempo também para o descanso e a prática de atividade física, pois o bem-estar é fundamental para uma mente tranquila. 

O recomendado  é começar a se planejar antes da divulgação do edital. Isso para que você consiga aproveitar o tempo pós-edital para revisar alguns conteúdos e fazer exercícios para melhor fixá-los.

Com mais tempo para a preparação, você consegue se organizar para uma rotina menos exaustiva, podendo explorar com mais calma diferentes metodologias de aprendizagem. Vídeos, podcasts, aulões on-line, mapas mentais e flash cards estão entre elas. 

Uma boa pedida é também consultar o aplicativo  da Sanar Saúde com mais de 100 mil questões gratuitas para você treinar. 

Com a divulgação do edital, é comum a ansiedade aumentar pela pressão do relógio. Portanto, quem se antecipa, sai na frente. 

Mas, é importante lembrar de voltar ao conteúdo para que ele não  caia no esquecimento. Aproveite para aprofundar-se e compreender ao invés de decorar.

Com mais tempo disponível, fica mais fácil também você procrastinar, deixar para depois. É preciso disciplina e foco, hein?

O  tempo é precioso para revisar, treinar, ver onde errou, fixar conteúdos e gerir seu check-list de tarefas com atenção.Evite deixar a preparação para as provas esfriar, por achar que a data do concurso está longe.

Ou seja: use o tempo a seu favor! 🙂

Organize-se para ter noites de sono satisfatórias, pois evita lapsos de memória e exaustão, o que pode atrapalhar muito na hora de estudar e, principalmente, fazer a prova. 


Saia na frente da concorrência: estude para as provas das melhores Residências do Brasil com os cursos preparatórios do Sanar Saúde +!


Edital saiu agora. Ainda é possível começar a estudar? 

Claro que sim! E, mais do que nunca, um planejamento assertivo é fundamental. Muitos ignoram esse processo por achar que podem perder tempo. Nada disso! Planejar é uma forma de pensar sobre o todo, organizar melhor as tarefas e cuidar para que nada seja esquecido.

De posse do  edital, faça um planejamento de estudos com um cronograma viável de ser executado. Nesse caso, é mais importante cumprir prazos e tarefas estabelecidos, pois não há tempo a perder.

Outro quesito fundamental é ter materiais preparatórios preparados com uma abordagem mais direcionada na sua aprovação. Ou seja, feitos por quem está envolvido com esse processo e conhece a fundo processos seletivos para residências.

Nos dois casos, é importante evitar distrações como redes sociais, que tomam muito tempo e tiram o foco, assim como cuidar da alimentação e ter uma rotina de vida saúdável.

Confira o recado da nossa coordenadora de Psicologia, Vanessa Neves e conte com a Sanar Saúde!

+ RESIDÊNCIAS ABERTAS NO BRASIL!

Gostou desta matéria? Dê o próximo passo de sua carreira com os livros e cursos preparatórios da Sanar Saúde!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.