Psicologia

Carreiras

5 desafios atuais da profissão nutricionista no Brasil

5 desafios atuais da profissão nutricionista no Brasil

À medida que a conscientização alimentar se tornou mais importante na sociedade,  a carreira de nutricionista vem ganhando mais notoriedade.

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), existem atualmente cerca de 132 mil profissionais atuando nessa área no Brasil. Como base de comparação, havia cerca de 56 mil profissionais nessa ocupação há uma década.

Esse é o profissional que  desempenha um papel importante na mudança da relação da sociedade com a alimentação, e seu impacto na saúde.

Chegando mais um ano a comemorar, 31 de agosto, Dia do Nutricionista, a marca e o avanço da ciência nutricional e novos desafios e perspectivas para a profissão é o tema do nosso artigo de hoje.

Preparamos os 05 principais desafios atuais da profissão, em uma entrevista completa com a Dra Manuela Dolinski, diretora do Conselho Federal de Nutrição, que esclarece bem esses desafios.

Conheça os 5 desafios atuais enfrentados pelas nutricionistas 

Assim como em toda profissão, a carreira em nutrição no Brasil enfrenta alguns desafios neste momento, elencamos 5 deles e ao longo deste texto você poderá encontrar algumas dicas de como enfrentá-los, conquistando uma carreira de sucesso:

  1. Construir uma imagem profissional no mercado
  2. Escolher uma especialidade
  3. Ser remunerado de forma justa
  4. Se manter atualizado
  5. Conquistar espaço em um mercado competitivo

Confira agora com mais detalhes esses desafios, como vencê-los, e na íntegra, as respostas que a Dr. Manuela respondeu:

Imagem profissional da nutricionista no mercado

É essencial estabelecer uma imagem profissional para alcançar o sucesso na Nutrição. 

Este aspecto refere-se a um conjunto de qualidades e competências indispensáveis para o bom exercício da profissão. E é exatamente isso que define o perfil profissional no mercado de trabalho.

Mas não tem erro, para alcançar isso, a Dra. Manuela garante que a melhor forma de alcançar essa imagem é exercendo a profissão de forma ética em todos os setores de atuação, levando a um grande desenvolvimento profissional. 

Afinal, é possível desenvolver respeito e admiração entre seus colegas e supervisores, chamando a atenção para suas melhores habilidades.

Construir uma imagem profissional no mercado?

– “A melhor imagem que pode ser construída no mercado é a credibilidade por meio de um exercício pautado em princípios éticos da profissão. Muito embora o profissional tenha ampliado os seus campos de atuação, a imagem do profissional ainda é associada no imaginário popular como “prescritor de dietas”.

 As entidades de nutrição e parceiras tem concentrado esforços na construção da  imagem do profissional que, independentemente  do local de atuação, estela associada ao profissional que atua na promoção, proteção ou  recuperação da saúde, seja em  restaurantes, rede hoteleira, estabelecimentos hospitalares, consultórios, off shore, academias, docência. entre outros diversos campos de atuação profissional. 

No momento em que as questões relacionadas à alimentação e nutrição ganham destaque nas agendas políticas nacional e internacional dado ao tamanho da importância da segurança alimentar e nutricional da população estar também associada à soberania alimentar dos países e em um cenário que essa segurança alimentar está cada vez mais ameaçada, principalmente por fatores políticos e econômicos, dificultando o acesso ao alimento e consequentemente refletindo no aumento da fome em diversos países. Em suma a atuação profissional “   

Escolher uma especialidade na Nutrição

Após finalizar a graduação em Nutrição, podem surgir dúvidas sobre a escolha da especialidade ou de qual caminho seguir. 

“Fazer residências? Pós-graduação? Mestrado ou doutorado?”

É evidente a expansão da atuação do Nutricionista, e independente de qual caminho escolher, é essencial estar sempre atualizado.

Tornar-se um amigo dos bons livros e obter um conhecimento  científico aprofundado  é uma ótima maneira de despertar e identificar a área de atuação que quer seguir. 

Como escolher uma especialidade diante de tantas opções? Quais critérios considerar e onde buscar informações?

“-Como já informado na resposta anterior, o profissional atua em diversas áreas e existem hoje 34 (trinta e quatro) especialidades reconhecidas. As especialidades vão surgindo de acordo com a evolução da ciência da área da saúde e da ciência da nutrição.

Aliás, é evidente o espaço que a temática alimentação e nutrição vem ganhando projeção na mídia e na sociedade, pelas evidências científicas sobre as propriedades e potenciais efeitos benéficos para o organismo.  

Para se intitular como especialista o profissional deve ter uma titulação emitida pela Associação Brasileira de Nutrição- ASBRAN, a qual é chancelada pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas.

A informação sobre a titulação do profissional se encontra disponível no web site dos Conselhos Regionais e Federal.”


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


Remuneração justa

Para garantir uma melhor remuneração, a nutricionista precisa encontrar a melhor forma de se posicionar e se profissionalizar. Além disso, considerar melhores estratégias de gestão de carreira que valorizem seu trabalho no aspecto social e buscar se diferenciar em um mercado repleto de oportunidades.

Como ser remunerada de forma justa?

“Entendemos que a remuneração profissional justa guarda estreita relação com a qualidade do trabalho prestado pelo profissional.  Mas o ideal é que essa inserção do nutricionista ocorra não apenas para cumprimento da exigência legal contidas nas atividades privativas do nutricionista (Lei 8.234/91), mas pelo relevante papel social do profissional, em benefício da sociedade.

 Deve também ser ressaltada a interferência direta da conjuntura econômica que acarreta a precarização do trabalho, com relações flexibilizadas e instáveis para o profissional, bem como a perda de poder de atuação das entidades sindicais, também por dispositivo legal , instituídos no tempo recente, fragilizando essas entidades, a quem compete a atuação nas questões trabalhistas.

Esse conjunto de processos contribuem direta ou indiretamente para uma realidade salarial loco regional por estados e regiões.  No tocante ao CFN, tem-se estimulado o fortalecimento das suas estruturas sindicais para que possam desenvolver suas atividades na área trabalhista.“

Estar sempre atualizada

O conhecimento na área da saúde está avançando muito rapidamente. Isso ocorre porque muitos esforços são dedicados a novas descobertas científicas e pesquisas para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 No campo da nutrição isso é ainda mais importante, devido às frequentes mudanças de conclusões sobre os alimentos e a ação deles no corpo e também a mudanças da sociedade com relação à alimentação. 

Como se manter atualizada?

-”Estudando e se atualizando. Não só a ciência da nutrição, mas outros saberes que circulam ao redor do tema, entendendo que a nutrição perpassa por diversas ciências, estando diretamente ligada a fatores econômicos, políticos e sociais.”

Conquistar espaço em um mercado competitivo

É importante entender que na atualidade, para garantir seu espaço no mercado, os profissionais de nutrição devem conquistar um conhecimento profundo dos serviços oferecidos e seus diferenciais.

E de acordo com a Dra. Manuela, para conquistar isso, é essencial destacar a relevância de sua atuação de forma que as pessoas reconheçam isso na sociedade. 

Como conquistar espaço em um mercado tão competitivo?

-”Com competência e dedicação profissional, de forma qualificada e ética, dando visibilidade ao seu papel e sua contribuição profissional no ambiente de trabalho, seja na atenção individual ou coletiva, em benefício da sociedade. 

 A realidade de mercado competitivo é comum para todas as profissões. Para o nutricionista a inserção profissional não é diferente. Mas para esse alcance é muito importante dar visibilidade sobre quem é o  profissional nutricionista, seu relevante papel social, de forma que a sociedade possa reconhecê-lo e valorizá-lo.”

Quer saber mais sobre a atuação profissional do Nutricionista? Então confira nossos artigos:

Nutrição em saúde pública nas provas de residência

Planejamento de cardápios: o que o nutricionista precisa saber?

Como se preparar para estudar para residência multiprofissional em nutrição

A importância da nutrição comportamental nas escolas como prevenção da obesidade 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.