Logo Sanar

Carreiras

Dia do Estudante 2020: Carta da Sanar para todos os Estudantes da Saúde

Dia do Estudante: Carta da Sanar para os Estudantes da Saúde

Queridos aprendizes da área da saúde… Esse é um Dia do Estudante diferente. Esteja você se preparando para concurso, para uma residência, para defender sua tese, para se formar na graduação ou mesmo para se atualizar profissionalmente, esses últimos meses foram desafiadores.

Temos muitas dúvidas e poucas certezas. Não sabemos direito o que acontecerá em algumas horas, quem dirá em semanas, meses ou anos. Como estudantes da saúde, fomos atingidos em cheio pela pandemia. Sentimentos conflitantes nos invadiram e nos levaram a oscilar em muitos momentos. Nos fizeram, por vezes, perder o rumo dos estudos, duvidar de nossos próprios sonhos e questionar nossa própria capacidade.

Por isso, eu te pergunto: O que significa ser um estudante? Pode pensar um pouco...

Também refletimos muito sobre isso por aqui e queríamos compartilhar nossa ideia com vocês:

Ser um estudante é muito mais do que estar matriculado em um colégio, faculdade ou curso. O estudante é um eterno aprendiz. Alguém que assume que existe muito o que descobrir e aprender com o mundo, com a ciência e com o outro. É um discípulo da vida e de si mesmo. É alguém que está sempre disposto a ouvir, a se melhorar e a crescer. 

O estudante busca lidar bem com seus próprios erros e entender que não é perfeito. É alguém que tropeça inúmeras vezes, mas sempre faz de tudo para se levantar, no tempo que conseguir. Alguém que busca valorizar cada mínima conquista, que possui um sonho, uma missão, um desejo a ser realizado. Uma pessoa que, mesmo deixando a insegurança visitar algumas vezes, sabe do seu potencial e acredita nele.

O que precisamos dizer nesse momento é que também acreditamos em vocês. 

Nesse Dia do Estudante, entendemos a necessidade de evidenciar ainda mais a importância dos profissionais da saúde que lutam todos os dias para se aprimorar, alcançar seus potenciais e buscar soluções cada vez melhores para a saúde e a vida de muitos. Esse dia também é de vocês!

Nós estamos e estaremos sempre ao seu lado nesse eterno aprendizado. Também somos discípulos. Aprendemos todos os dias com vocês: com cada mensagem de suporte, sugestão ou melhoria, cada comentário nas redes sociais e, principalmente, com cada depoimento de pessoas que conquistaram seus maiores sonhos com um pouco da nossa ajuda. 

Por isso, queremos muito compartilhar alguns desses depoimentos que recebemos. Esperamos que vocês possam extrair deles alguns insumos importantes que ajudem a encontrar (ou reencontrar) o rumo de seus estudos. São mensagens de outros estudantes, que podem ter passado por coisas parecidas com o que você está passando no momento. 

Nós confiamos na sua capacidade, assim como confiamos nas deles. Por isso, por mais difícil que possa parecer, não desista de seus objetivos. Estaremos sempre com você, oferecendo as melhores soluções para o que estiver enfrentando. Conta com a gente, sempre!

Um dia pode ser você compartilhando suas experiências e conquistas :) 

 

De Estudante para Estudante

 

Como passar em concurso em pouco tempo e grávida?

Lucybelle Simões e Silva, Enfermagem. Passou no concurso da EBSERH

" Eu comprei o material [da Sanar] para EBSERH, faltando apenas dois meses para a realização da prova. Estudei apenas por uns 20 dias… e passei!!!! Gente parabéns pelo excelente trabalho. Deixo meu carinho especial a Vanja, Wagner Aguiar e Ericka pela excelência no ensino e a todos, que de maneira competente, me passaram os seus saberes, contribuindo para essa vitória. 

Muito obrigada mesmo.Trabalho bom deve e merece ser divulgado. Foi um período muito difícil pra mim...gravidez, período de muitos enjoos, exames pré-natais, hormônios... doença de familiar, mas eu consegui!!!! Acima de tudo Deus, que determina tudo e me direcionou até vocês...o gosto dessa vitória é indescritível. Sem vocês, impossível! "

 

“Acredito que o principalmente foi estudar um pouquinho por dia, sem me desesperar poucos dias antes das provas.”

Barbara Consani de Siqueira, Farmácia. Primeiro lugar na Residência da UNIFESP e do Hospital Sírio-Libanês

" Antes de começar meus estudos para residência eu optei por me organizar em estudos diários. Comecei a estudar 3/4 meses antes das provas. Olhei todos os editais das provas que eu ia prestar dos anos anteriores e atuais e olhei a bibliografia de cada um. 

Separava 4 horas por dia para estudar. Duas horas de resumo de cada tema e outras duas horas de exercícios. Comprei dois livros da Sanar, o do SUS e de residência em farmácia. Eles me ajudaram a nortear meus estudos e não deixar nenhum tema esquecido. 

Depois de todo esse esforço consegui passar em primeiro lugar na residência da UNIFESP e na do Hospital Sírio-Libanês. Foi uma alegria muito grande saber que o esforço foi recompensado. "

 

Em um mês, ele conseguiu focar totalmente nos estudos e passar em primeiro lugar na Residência!

Maciel Lopes da Silva, Farmácia. Primeiro lugar na Residência da UFRN.

Assim que concluí [a graduação] ingressei na jornada de estudos. Como estava com TCC/estágio a rotina não permitia que começasse antes. Assim, em julho, comecei a estudar com foco total na Residência da UFRN. 

Como o edital sairia em um mês, a primeira coisa que fiz foi verificar editais anteriores e percebi quase nenhum diferença com relação a assuntos cobrados. Assim, dispondo de um dos planners disponibilizados [pela Sanar] (fada salvadora), adequei para a realidade do edital da Residência que ia prestar. 

Como não tinha tanto tempo, a prova seria em Outubro, optei por focar na resolução de questões. Então vi que tinha disponível o livro 400 questões resolvidas com um pequeno resumo dos assuntos pela Sanar, então resolvi comprar. 

Assim, a combinação do livro + resoluções de provas anteriores foi fundamental para que pudesse ser aprovado em primeiro lugar no programa o qual optei! [Além desses materiais], os flashcards disponibilizados por vocês com questões e resumos dos principais assuntos me ajudaram muito também!!!

 

“Percebi que quando a gente tem um sonho, a gente tem que realmente correr atrás. Foi assim que eu conquistei meu sonho da Residência.”

Tamine. Fisioterapeuta. Passou nas residências da SES-DF e SES-GO

Desde o início da graduação, passei por algumas dúvidas sobre o que eu ia fazer depois que me formasse. 

No quarto período, comecei a pesquisar e encontrei os programas de residência. Nisso, vi uma forma de me especializar e, ao mesmo tempo, conseguir ganhar [remuneração] por isso. 

No oitavo período, decidi a minha área de atuação: terapia intensiva. Afinal, eu estava completamente apaixonada pela atuação da fisioterapia dentro da UTI. 

Como estava nos últimos períodos da faculdade, comecei a pensar sobre o que eu faria para atingir esse objetivo. Foi então que eu comecei a estudar e conheci a Sanar. 

Vi que tinham cursos e livros direcionados. Inicialmente, comprei o livro preparatório para a Residência em Fisioterapia que é bastante [específico]. Comecei a fazer esquemas, resumos dos resumos do livro e responder às questões. Fui me preparando até encontrar o lugar que eu gostaria de fazer a minha Residência: Distrito Federal. 

Nesse primeiro ano, infelizmente, não fui aprovada, fiquei em nono lugar de cinco vagas. Fiquei bastante decepcionada, frustrada e indecisa: eu insistia ou desistia? 

Foi aí que eu tive a minha primeira lição. Vi que não adiantava desistir porque não deu certo de primeira. Às vezes, só exige que a gente tente de novo. 

Por mais que eu estivesse empolgada em já começar a trabalhar na área, eu escolhi passar o ano estudando para que, assim, eu alcançasse o meu sonho de passar na Residência de Terapia Intensiva. 

Nesse segundo ano, eu ainda comprei o curso preparatório da Sanar que tem vídeo aulas com temas direcionados para a Residência que tiraram a minha ansiedade de não ter um professor físico. 

Como eu já tinha me formado, eu tive a oportunidade de ter um professor falando sobre os temas que mais caem nas residências e, além disso, ainda ganhei uma planner em que eu podia organizar o meu horário de estudos e dividir quanto tempo eu me dedicaria para estudar cada matéria. 

Isso me ajudou demais, principalmente no meu comprometimento com o meu objetivo. 

Enfim, no fim do ano passado, eu prestei 2 provas, a da Secretaria Estadual do DF e também a Secretaria Estadual de Goiás em um programa de Urgência e Emergência. 

Fiquei muito feliz que passei nas 2 provas que prestei!

Sou extremamente grata à Sanar porque, com certeza, contribuiu muito com os meus estudos e, com isso, percebi que quando a gente tem um sonho, a gente tem que realmente correr atrás. 

Afinal, se eu não tivesse feito isso, não estaria vivendo as experiências incríveis que vivo hoje! 

 


Matérias Relacionadas:

 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.