Todas as Áreas

Carreiras

Me Formei! E agora, o que fazer?

Me Formei! E agora, o que fazer?

 

Recém formado, Graduação, Pós-graduação, Mestrado, Residência, Mercado de Trabalho.

Essa é uma dúvida que todo recém formado tem, não é verdade? Eu mesmo carreguei essa dúvida durante os meu últimos seis meses da faculdade. Mas, posso te dizer uma coisa? É super normal ter essas dúvidas! Estamos entrando em mundo desconhecido. E fica aquela dúvida se entro no mercado de trabalho ou vou fazer residência. É melhor uma pós graduação ou um mestrado? Essas são as dúvidas que me atormentaram e tenho certeza que fazem o mesmo com vocês.

Bom, para saber o que fazer depois de formado, o primeiro passo que eu dei foi conversar com diversos Cirurgiões-Dentistas (porque eu fiz Odontologia) para saber o que eles fizeram após formado e o caminho que eles trilharam para chegar onde eles estavam. Então, a PRIMEIRA DICA é conversar com pessoas que chegaram onde vocês gostariam de estar como profissionais. Sim, peça a eles para contar a vocês como eles fizeram pra chegar até ali. Quais foram os passos, decisões, qual foi o melhor caminho. Claro que vocês não vão dar os mesmos passos que eles, porque cada um tem experiências e realidades diferentes. Mas é sempre bom conhecer a experiência dessas pessoas que estão onde você quer chegar para ter uma noção e não cometer muitas vezes erros que eles cometeram durante essa caminhada. Todos nós temos aquele professor ou profissional que nós nos espelhamos, né? Então aproveita e vai tirar suas dúvidas eles.

A minha SEGUNDA DICA é definir aquilo que você quer e não quer na sua área de atuação. Muitas vezes não sabemos exatamente qual especialização escolher, qual área seguir. Porém, uma coisa a gente sempre sabe é aquela área que de forma alguma fariamos. Aquela matéria que você não gostou durante a graduação ou nos estágios, e que você sabe que não vai se dar bem praticando. Por exemplo eu, nunca faria ortodontia ou odontopediatria, porque durante a faculdade eu vi que não tinha habilidade para essas áreas e não gostava de forma alguma. Então, eu tinha certeza que essas áreas eu não faria. Lembrem-se pessoal, nunca faça aquilo que você não gosta ou que só quer fazer por dinheiro. Isso nunca termina bem. Então mesmo que você não tenha muito definido aquilo que você quer, saber aquilo que você não quer e ir riscando da sua lista, vai ter ajudar bastante no seu direcionamento.

A TERCEIRA DICA é, sabendo o que você quer, lute para alcançar seus objetivos. Então já vai direcionando suas decisões, para que no futuro você alcance suas metas. Como exemplo, umas das coisas que eu quero na minha carreira profissional é ser professor, e eu sei que devo juntos as minhas atividades clinicas, ir me direcionando para essa finalidade, fazendo cursos, estudando e me aprimorando para que um dia eu chegue lá. Mas lembrem-se, não espere cair do céu ou espere a melhor oportunidade aparecer para você dar início a sua carreira. Ficar muito tempo parado é péssimo para o currículo, além de que quando você começa atuar, você vai criando novas habilidades e até descobrindo o que você realmente gosta e não sabia. Por isso muitas vezes, se você estiver totalmente sem rumo, entre no mercado de trabalho para você se descobrir e depois pense em entrar na pós. Acontece que você pode desistir na metade da pós graduação, porque não era aquilo que você gostava realmente. Com esse dinheiro que você gastou com materiais e nas mensalidades, você poderia está fazendo cursos de curta duração de áreas que você quer seguir, para saber se é aquilo mesmo que você escolheu para sua vida.

A QUARTA E ÚLTIMA DICA, é uma das mais importantes que dou a vocês, e se chama networking. Networking é nada mais do que ter contato com outras pessoas da sua área. Então mantenha contato com outros profissionais da sua área, com seus amigos de sala, com os professores que você entrou em contato e estão onde você quer chegar. Porque muitas vezes são essas pessoas que vão te dar alguma oportunidade no mercado de trabalho. Eu mesmo consegui meu primeiro emprego devido ao networking, e pasmem foi em uma clínica onde qualquer outra pessoa da
minha área ia querer estar trabalhando.

Ah, e não esqueçam, monte um belo de um CURRÍCULO, com todos os cursos que fizeram na faculdade. Coloque todos os cursos de longa e curta duração. Coloque todos os projetos que vocês participaram de extensão e pesquisa. Não esqueça dos estágios intra-curriculares e extra curriculares, coloque TODOS. Um dica que dou é montar o currículo pelo site Canva, lá tem vários designers bonitos. E lembre-se, sempre coloque uma foto sua bem bonita.

Com essas dicas que dei, que são baseadas em minhas experiências, vocês vão ter um norte para escolher um caminho a seguir. Mas lembrem-se, os seus estudos não acabam após a graduação! Afinal de contas, o mercado de trabalho hoje funciona como um funil. Nunca esqueçam, quanto mais você estuda e se aprimora, melhores oportunidades você vai ter.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas! Comessem a colocar em prática hoje mesmo. Qualquer dúvida estou à disposição de vocês pelo instagram @dremersoncoimbra.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.