Logo Sanar

Carreiras

Edital de Residência: 5 dicas para você esquematizar sua preparação para a prova

a-esquematizar-edital.jpg (54 KB)

Conhecer o edital do certame que você pretende fazer é o primeiro passo para o sucesso. Seja em Residência Multiprofissional ou em concursos, o documento reúne todas as informações necessárias para sua preparação, principalmente no que diz respeito ao conteúdo cobrado nas provas escritas.

É estratégico definir uma especialidade, instituição ou banca para a qual aplicar, já que esses são parâmetros que direcionam seus estudos. Sendo assim, esquematizar o edital se o torna o caminho de mão única para você conquistar sua aprovação.

Neste artigo separamos 5 dicas para você esquematizar o edital de Residência e se preparar de forma mais assertiva para as provas. Temos certeza que você vai aproveitar bastante as sugestões que separamos. Acompanhe!

1. Desmembre os conteúdos programáticos

Os editais de programas de Residência Multiprofissionais reúnem todos os assuntos que podem ser cobrados nas provas, de acordo com cada especialidade. Neste caso, é produtivo listar todos os assuntos cobrados e desmembrá-los em subtópicos.

O objetivo aqui é que você consiga identificar os conteúdos mais densos ou que você tem mais dificuldade, e priorizá-los ao montar seu cronograma de estudos. É importante lembrar que esquematizar o edital é planejar. Sempre!

2. Construa um cronograma de estudos

O princípio de toda rotina de preparação é o cronograma de estudos semanal. É fundamental que esse planejamento corresponda à sua vida real e considere todas as suas atividades semanais, de segunda-feira a domingo.

Sendo assim, ao construir um cronograma de estudos, considere seu momento de acordar, de fazer suas refeições, atividades de lazer e eventuais compromissos médicos. Essa rotina deve representar genuinamente suas atividades cotidianas e diárias.

A partir disso, você distribuirá seus momentos de estudos. Considere estabelecer metas de estudo diárias, semanais e mensais dentro do seu tempo disponível. Recompensas para cada meta alcançada podem ser um incentivo.


APRENDA A MONTAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS PERFEITO!


3. Distribua conteúdos no seu cronograma

A distribuição de conteúdos no seu cronograma de estudos é mais um passo da esquematização do edital. Uma dica produtiva é separar horários para cada assunto e disciplina cobrados no edital, na forma de ciclo de estudos. Lembre-se que isso deve ser cíclico, porque os assuntos precisam ser repassados frequentemente.

Ao distribuir os conteúdos, priorize a alternância de temas. Estudar um determinado assunto por horas seguidas pode prejudicar sua assimilação devido ao cansaço. Mesclar temas estimula seu cérebro e te deixa mais atento para o próximo conteúdo a ser aprendido.

4. Estabeleça horas de dedicação

Diante de uma rotina desenhada, de horários disponíveis bem definidos e temas listados para estudar, é mais produtivo estabelecer horários de estudos conforme o grau de dificuldade do assunto. Considerando o ciclo de uma hora, prevendo 10 minutos de descanso a cada 50 minutos de estudos, você pode adotar o seguinte esquema:

  • 1h para disciplinas com maior domínio

  • 1h30 para disciplinas com médio domínio

  • 2h para disciplinas com mais dificuldade

5. Revise o conteúdo

A revisão é também um momento importante da esquematização do edital de Residência Multiprofissional. Nossos professores sugerem um ciclo de quatro revisões, que devem ser definidos já na fase do planejamento dos estudos. Isso quer dizer que seu cronograma de estudos deve considerar a etapa de revisão.

Considere o seguinte esquema:

  • 1ª revisão em 24 horas

  • 2ª revisão em 7 dias

  • 3ª revisão em 15 dias

  • 4ª revisão em 30 dias

Se seu cronograma de estudos estiver apertado, você pode abrir mão da revisão de 24 horas. Em casos de disponibilidade de tempo ainda mais limitada, você também pode eliminar a revisão de 15 dias, ficando apenas com as revisões de 7 dias e de 30 dias.

Esse momento de revisão pode durar uma hora para cada assunto, e pode ser feita a partir de diferentes ferramentas de estudos, como flashcards, mapas mentais e videoaulas. O importante é que nesse momento você inclua questões de provas anteriores ou simulados para já exercitar seus conhecimentos.


VEJA COMO ALAVANCAR SEUS ESTUDOS COM FLASHCARDS 


Gostou das dicas e quer saber mais sobre como esquematizar o edital de Residência? Assista à live com Gabriela Perez, coordenadora de Nutrição e professora da Sanar Saúde, disponível em nosso canal no YouTube!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.