Logo Sanar

Carreiras

Ficar sem comer emagrece? Nutricionista Kelen Nadaleti diz que não.



Muitas pessoas acreditam que se cortar alguma refeição ou ficar longo período sem comer irá emagrecer. Engano que a maioria comete ao fazer dietas severas cortando alimentos e pulando algumas refeições.

A nutricionista Kelen Nadaleti explica que essa ideia de ''eu como tão pouquinho, mas não emagreço'', que ela escuta diariamente em seu consultório só confirma o grande erro.

“Dentro da nutrição sempre existem muitos mitos que precisam ser desconstruídos, pois as pessoas seguem fielmente aquilo que acreditam e nem sabem o quão aquilo pode fazer mal, então pegam dietas loucas pela internet, ou escutam na televisão e acham que dessa forma irão resolver tudo e perder peso como se fosse milagre”, ressalta a nutricionista.


CONHEÇA MAIS SOBRE OS ASSUNTOS DA NUTRIÇÃO


 

JEJUM EMAGRECE?


Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece.  Fazendo isso  nosso corpo tende a economizar energia.

  • O que acontece com o nosso organismo:

Quando ficamos mais de três horas sem comer, para prevenir a falta fazendo com que não haja gasto calórico armazena gordura. “Além do mais quando há uma baixa circulação de glicose no sangue há um aumento de cortisol – que é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e está ligado diretamente à respostas do estresse essencial para o organismo, mas que é ruim.

  • Quais as consequências?

Quando ele fica em excesso armazena gordura. Como o nosso corpo entende o jejum como um estresse biológico muito grande, o nível de cortisol aumenta provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura. Eu brinco que é a famosa ''graxa na pochete'', afirma.

  • A opnião da nutricionista:

Segundo Dra. Kelen,  além de tudo, o excesso dele, faz com que ative um sistema no cérebro que aumenta o apetite. E, aos poucos, quando fazemos isso frequentemente (muitos dias com intervalos de 4 a 5 horas sem comer, o organismo se adapta a gastar cada vez menos energia, aperfeiçoando o estoque de gordura e  reduzindo o gasto calórico.

  • Qual o resultado?

O resultado disso é dificuldade para emagrecer. “Entenda que perder peso é a  redução do peso corporal total que pode acontecer devido a perda de fluidos, massa muscular, massa óssea ou gordura. Já emagrecer implica tornar-se magro, ou seja, perda de peso pela diminuição da gordura corporal de uma forma saudável e equilibrada, o que não vai acontecer se você ficar sem comer”, ressalta e para finalizar: “Enfim, para manter o metabolismo funcionando é preciso se alimentar bem e sempre. Ter uma alimentação equilibrada e muito nutritiva”.

 

Vamos conhecer algumas matérias relacionadas? E aprender muitos mais sobre a nutrição? 

 

Micronutrientes, o que você precisa saber!

Doenças Inflamatórias Intestinais

Concursos em Nutrição: A carreira do Nutricionista nas Forças Armadas

+ Os 10 assuntos mais cobrados em provas de Concursos para Nutricionistas

 


Fonte: Portal Medianeira

 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.