Todas as Áreas

Carreiras

Residência: 4 passos para responder com assertividade às questões da prova objetiva

Residência: 4 passos para responder com assertividade às questões da prova objetiva

O processo seletivo para os programas de Residência Multiprofissional é relativamente extenso, com duas a três etapas — às vezes até quatro — que avaliam diferentes aspectos da sua formação. Mas você não avançará em nenhuma seleção se esbarrar na prova escrita objetiva.

De caráter eliminatório e classificatório, exigida em praticamente todos os editais de Residência Multiprofissional, a prova objetiva é o passe para as próximas fases da seleção. Primeiro, porque há uma pontuação mínima que os candidatos precisam atingir para continuar no certame. Segundo, porque frequentemente os avaliadores só corrigem a prova dissertativa, quando ela existe, se o candidato tiver pontuado o mínimo na prova objetiva.

Sem contar que uma boa pontuação na prova objetiva te deixa mais perto de conquistar a tão sonhada vaga, já que as etapas seguintes dificilmente alteram de forma significativa as classificações em geral. Sendo assim, essa é a chance de alcançar seu objetivo.

Neste texto compartilhamos 4 passos que você pode seguir para responder com assertividade às questões da prova objetiva. Confira!


VEJA TAMBÉM 10 DICAS PARA GABARITAR AS QUESTÕES DA PROVA DISCURSIVA


1. Conheça sua banca

Conhecer a banca responsável pelo seu processo seletivo é fundamental. Para tanto, é preciso definir em qual processo seletivo você irá se inscrever — não precisa necessariamente ser apenas um.

Uma vez escolhida a instituição, entenda como a banca organizadora costuma conduzir o certame. Leia o edital, veja os assuntos que são cobrados, entenda a dinâmica da prova e quais são os critérios de avaliação.

2. Estude por questões de provas

Existe uma máxima entre quem está em fase de preparação para as provas que diz o seguinte: para responder questões em provas, você precisa saber respondê-las. E só se aprende fazendo.

Responder questões de provas anteriores é a prática mais recomendada para conhecer o estilo da banca e avaliar seu próprio nível de conhecimento. Essa é uma alternativa produtiva também para o caso de a banca não especificar a bibliografia cobrada na prova e estabelecer apenas grandes temas.

Se houver dificuldade em encontrar provas anteriores da banca responsável pelo certame da instituição que você irá concorrer, o recomendado é usar provas de outras instituições e bancas mesmo. Afinal, responder questões nunca é demais.

3. Planeje sua preparação

Podemos dizer que esse é um dos passos mais importantes de toda a sua jornada em busca da residência dos sonhos. Planejar sua preparação exige autoconhecimento e capacidade de autogestão para conseguir momentos de estudos de qualidade.

Uma vez que você tenha mapeado os assuntos cobrados na prova, identifique quanto tempo disponível você tem para estudar. Liste seus compromissos e atividades diários, inclusive os momentos de lazer, distribua-os na semana e estabeleça metas de horas de estudo dentro da sua realidade — metas diárias, semanais e mensais.

Dica de ouro: dê prioridade aos assuntos com os quais você tem menos afinidade. Comece seu momento de estudos por esses conteúdos, porque você terá grau maior de atenção. Deixe as disciplinas mais fáceis para o final do dia.

4. Defina a melhor estratégia de resposta

Não é possível determinar qual é a melhor técnica para responder às questões da prova objetiva, porque essa é uma decisão bastante individual. No entanto, existem algumas opções para você experimentar e observar qual te deixa mais confortável.

Por exemplo:

I. Comece a responder pelas questões mais fáceis, porque demandarão menos tempo. Deixe aquelas que exigem mais construção de raciocínio para o final.

II. Responda primeiro às questões mais difíceis, porque geralmente as primeiras duas horas de provas representam o tempo em que ficamos mais concentrados. Deixe aquelas mais fácil pra você para o final.

III. Priorize as questões com maior peso, porque poderão ter mais impacto na sua nota final.

Percebe como existem caminhos diferentes? Aproveite o momento de responder provas anteriores para testar que técnica de resposta te deixa mais à vontade.

 

Separamos mais dicas para você responder questões da prova objetiva na live com a coordenadora de Nutrição da Sanar Saúde, Gabriela Perez, e os convidados Marcus Villarinho, professor e autor da Sanar, e Igor Prado, farmacêutico e professor da Sanar. Assista aqui à live completa!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.