Todas as Áreas

Carreiras

Balanço das Residências 2020: As melhores do ano!

Balanço das Residências 2020: As melhores do ano!

 

A cada ano o número de editais de Residências na área da Saúde vai aumentando pelo país. Isso é extremamente vantajoso, tanto para os profissionais da saúde que acabaram de se formar na faculdade, quanto para aqueles que buscam tomar um novo rumo em suas carreiras. 

Afinal, a Residência em Saúde é uma pós-graduação lato sensu, como todo curso de especialização. A diferença é que ela é orientada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde. Ideal para todos que buscam se qualificar em determinado segmento de atuação e, por isso, é tão cobiçada.

Só você sabe o trabalho que deu concluir o curso escolhido na área de saúde. E a residência, que vai consagrar todos os seus esforços, não pode ser qualquer uma, não é mesmo? Pensando nisso, montamos uma lista com as melhores Residências Multiprofissionais em saúde do Brasil, de acordo com os resultados do ano de 2019.

Nos quesitos de remuneração e carga horária não há muitas diferenças. O padrão é de 60 horas semanais, duração de 02 anos (exceto Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que é 03 anos), 80% de parte prática e 20% de teórica, com remuneração de R$ 3.330,43. 

Em nosso portal, tivemos mais de meio milhão (596.949) de acessos em 89 editais de Residências 2020. Foram 6.700 vagas abertas para todas as áreas da Saúde e a tendência é que este ano o número seja ainda melhor. 

Que tal conhecer as peculiaridades de cada residência antes de eleger a ideal para concentrar seus esforços?

 

>> A seguir, listamos as 10 Residências Mais Acessadas por vocês em 2019. Confira!!

 

1- Residência da USP

 

Os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo são muito concorridos, e não é à toa. A USP é considerada a melhor universidade do país e uma das melhores da América Latina.

Fazer uma Residência nesta Universidade é realmente um privilégio. A USP oferece vagas nas formações de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e outras. 

Os programas acontecem nos respectivos institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, como o Instituto do Coração (Incor) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

Em 2019, dois editais foram publicados(USP e HCFMUSP), oferecendo 328 vagas ao todo em programas de Residência Uni e Multiprofissional. O maior número de oportunidades foi para a área de Enfermagem (66), seguida por Fisioterapia (44) e Nutrição (34).

 

2- Residência da SESAB

 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) lança todos os anos edital unificado com mais de 200 vagas para os programas de Residência em Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional. 

O processo seletivo é realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMUs), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e teve, nos últimos anos, a consultoria técnica da Fundação CEFETBAHIA.

Em dezembro de 2019, o edital para os programas de Residência da SESAB ofereceu 216 vagas distribuídas em 22 programas, contemplando 10 profissões da área da saúde. 

As vagas foram alocadas nas seguintes unidades de ensino: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade de Salvador (UNIFACS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Irmã Dulce e Hospital do Subúrbio.

 


SAIBA TUDO SOBRE A RESIDÊNCIA DA SESAB!


 

3 – Residência do Hospital Sírio-Libanês

 

Acho que nem precisamos dizer que o Hospital Sírio Libanês é referência nacional e internacional na assistência à saúde de alta complexidade, ou que lá existe o que há de mais sofisticado em tecnologia, porque você, certamente, já deve saber. 

Então, vamos logo às opções de programas de residência disponíveis, afinal, é isso que interessa, né? 

Então lá vai: dentre os programas oferecidos estão 04 programas de Residência Multiprofissional (Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente, Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico e Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde) e 06 programas de Residência Uniprofissional (Biomedicina em Diagnóstico por Imagem, Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado, Enfermagem em Urgência e Emergência e Física Médica em Radioterapia). 

A instituição oferece também o Ano Adicional, para aqueles que concluíram a residência e desejam aprimorar suas habilidades em alguma área de atuação, e Especialização em Regime de Residência, um programa de pós-graduação Lato Sensu em regime de dedicação integral.

No último ano, o edital publicado ofereceu ao todo 85 vagas, distribuídas pelas profissões de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

 

4- Residência do Hospital de Amor de Barretos

 

O estudante que deseja se especializar em oncologia tem como excelente opção a Fundação Pio XII – Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital de Câncer de Barretos), que disponibiliza, anualmente, cerca de 40 vagas para Residência Multiprofissional.

A fundação oferece os programas de Atenção ao Câncer, Pediatria Oncológica e UTI Oncológica, com oportunidades para os profissionais das áreas de Biologia Molecular, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. 

No ano passado, as inscrições abriram em julho e se estenderam até novembro. Foram oferecidas 44 vagas para as áreas da saúde. O valor de inscrição foi de R$290,00 e foram deferidas cerca de 550 inscrições. 

 

5- Residência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS) – SES DF

 

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS) é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), localizada em Brasília – DF. Oferece cursos na Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) e na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). 

Além disso, possui a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), que é responsável por propor e desenvolver ações educativas para profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e demais atores envolvidos no processo de consolidação do SUS/DF.

Em 2019, a fundação ofereceu 291 vagas para 14 programas de Residência. As áreas da saúde contempladas foram Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Neste mesmo ano, as inscrições abriram em 14 de outubro e ficaram abertas por 42 dias. Como as datas e prazos dos editais de residência costumam se repetir, pode se preparar para a prova deste ano pensando mais ou menos neste período. 

 

6- Residência da UERJ

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) oferece duas opções para os estudantes. Os programas em Residência Multiprofissional são de Saúde do Idoso e Saúde Mental.

Há também a opção para Residência Uniprofissional, nos seguintes programas: Enfermagem, nas áreas cirúrgica (cardiovascular, centro cirúrgico, cirúrgica),  clínica (enfermagem do trabalho, nefrologia, psiquiatria e saúde mental e terapia intensiva) e mulher e criança (neonatologia, obstétrica, pediatria e saúde do adolescente); em Fisioterapia (geral e pediatria e neonatologia); em Nutrição (nutrição clínica); em Odontologia (cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial) e em Psicologia (clínica institucional). 

As unidades de ensino que recebem os residentes são Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Policlínica Piquet Carneiro (PPC), este último é o maior posto de assistência médica da América Latina, com 15 mil m² de área útil.

Nos últimos anos, as inscrições abriram em meados de Agosto. Em 2020, a mais provável é que a tendência permaneça a mesma. 

 


SAIBA AS 5 VANTAGENS EM FAZER RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE!


 

7- Residência Fiocruz

 

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Anualmente, a Fiocruz publica três editais com programas de Residência em Saúde: um através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), outro pelos Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o último através da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS (SESAU).

Em 2019, foram 107 vagas distribuídas pelos programas de Saúde da Família, Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Neonatal, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Banco de Leite Humano, Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar.

No início de 2020, o edital da Fiocruz/Sesau foi publicado, oferecendo 76 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As áreas profissionais abraçadas são Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social. 

Os editais costumam sair com alguns meses de diferença. O primeiro em Julho, o segundo em Outubro e o terceiro em Janeiro.

 

8 – Residência UFPR

 

Além de ser uma das universidades que possuem maior quantidade de programas de Residência Médica, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece algumas opções para quem deseja fazer Residência Multiprofissional

A UFPR oferta vagas para as seguintes áreas de atuação: Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção em Urgência e Emergência, Atenção em Hematologia e Oncologia, Atenção Cardiovascular, Saúde da Família e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial. 

Podem se candidatar às vagas profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social

Em 2019, profissionais de Medicina Veterinária ganharam vagas especiais. Foram 13 áreas de atuação para veterinários e 27 vagas. Ao todo, o edital do último ano ofertou 109 vagas para as áreas da saúde.

As inscrições costumam abrir no final de Agosto, mas é bom já começar a preparação desde já!

 

9- Residência Casa de Saúde Santa Marcelina

 

O hospital localizado em São Paulo (SP) tem atendimento prioritariamente destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece diferentes modalidades de residência, inclusive a Multiprofissional. 

Neste caso, o estudante pode escolher entre os programas de Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia (com bolsas para as áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia), Residência Multiprofissional em Saúde da Família (atende áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e psicologia), Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (com bolsas para fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social) e Residência em Área Profissional da Saúde (Odontologia) em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Em 2019, foram 25 vagas distribuídas por todos os programas. As inscrições para as seleções costumam acontecer entre setembro e janeiro de cada ano. 

 

10- Residência Unicamp 

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição relativamente jovem (fundada em 1966) que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

Considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina, a Unicamp oferece 4 programas de Residência em Saúde. São eles:  Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente; Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso; Residência Multiprofissional em Saúde Mental; Residência Multiprofissional em área profissional da saúde em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Em 2019 foram ofertadas 38 vagas com oportunidades para as profissões de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. As inscrições abriram em outubro e se encerraram após 15 dias. 

Como dissemos no início desta matéria, ao todo, 89 instituições abriram editais de Residência em 2019 para ingresso em 2020. Isso significa que, se você não se identificou com nenhuma das opções desta lista (ou se você busca por um edital com concorrência menor, ou mais próximo a você) ainda há muitas opções a serem estudadas. 

O que for melhor para você, também é melhor para a gente. Afinal, tudo o que desejamos é que você alcance todos os seus objetivos e fique cada vez mais perto do sucesso na carreira

 

Confira abaixo nossos super lançamentos de PREPARATÓRIOS EXTENSIVOS PARA RESIDÊNCIA 2020!

Preparatórios Extensivos para Residência 2020!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.