Todas as Áreas

Carreiras

A rotina do fisioterapeuta na residência em neonatologia | Colunista

A rotina do fisioterapeuta na residência em neonatologia | Colunista

Você é estudante de fisioterapia ou fisioterapeuta e está perdido em relação a atuação do fisioterapeuta em UTI ‘s neonatais? Não sabia nem da atuação do fisioterapeuta nesta área? Vem comigo que iremos entender mais sobre essa atuação e o dia a dia do fisioterapeuta neonatologista.

Regulamentação da especialização em neonatologia:

  • A especialização do fisioterapeuta em terapia intensiva neonatal foi reconhecida e regulamentada pelo COFFITO através da resolução 402 no dia 03 de agosto de 2011.
  • No ano de 2019 foi estabelecido pela lei n° 1985 a obrigatoriedade da permanência integral do fisioterapeuta nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) pediátrico e neonatal.

Atuação geral da fisioterapia:

  • Atendimento humanizado e seguro às mulheres e aos recém-nascidos;
  • Prática da comunicação não verbal, por meio de gestos e expressões faciais: sorrir, como sinal de acolhimento;
  • Promoção de vínculo entre o profissional e o usuário do sistema de saúde;

Atuação específica da fisioterapia

Imagine que você está em seu primeiro ano de residência em uma UTI neonatal, você sabe como será sua atuação???

Primeiramente o acompanhamento fisioterapêutico dos recém-nascidos deve ser capaz de proporcionar uma estabilidade de parâmetros como:

  • Frequência cardíaca
  • Pressão arterial
  • Frequência respiratória
  • Saturação de oxigênio,
  • Preservar a  temperatura corporal

A atuação do fisioterapeuta deve ter como objetivo manter as vias aéreas com fluxo menos turbulento possível e com o mínimo de secreção, permitindo um aumento na permeabilidade e redução do número de fatores intrínsecos das vias aéreas que contribuem para o aumento da resistência pulmonar e diminuição nos eventos fisiológicos de trocas gasosas.

Mas não se esqueça que as intervenções motoras também são de extrema importância na população neonatal, além do fisioterapeuta ser o  responsável pela avaliação e prevenção cinético funcional de todo e qualquer sistema do corpo humano, assim como por intervenções de tratamento em conjunto com à equipe multiprofissional.

A residência multiprofissional:

Ahhhh, ela que enche os olhos de quem lê…. A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, simmmm, temos a residência multiprofissional em neonatologia em diversos estados do Brasil, a residência em neonatologia dá ao profissional o título de especialista na área e tem 2 anos de duração, perfeito né??? Quer saber em quais locais do Brasil você pode cursar a residência multiprofissional em neonatologia? Vamos para o próximo tópico que eu te conto tudinho.

Principais residências multiprofissionais em neonatologia no Brasil:

  1. Residência multiprofissional em pediatria e em neonatologia – HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
  2. Residência multiprofissional em neonatologia – HOSPITAL SOFIA FELDMAN
  3. Residência multiprofissional em neonatologia – SES SP
  4. Residência multiprofissional em saúde neonatal – USF

Respectivamente as residências acima são ofertadas em SP, MG, SP e SP.

E aí, fisio? Gostou de saber mais sobre a atuação do fisioterapeuta nas UTIs neonatais? Já escolheu qual hospital você vai prestar a sua prova???

Venha conferir no portal sanar saúde as residências em neonatologia que se encontram com vagas abertas: https://www.sanarsaude.com/portal/fisioterapia/residencias/abertas

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Cíntia Johnston, Nathalia Mendonça Zanetti, Talitha Comaru, Simone Nascimento dos Santos Ribeiro, Lívia Barboza de Andrade, Suzi Laine Longo dos Santos, Brazilian guidelines for respiratory physiotherapy in pediatric and neonatal intensive care units. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rbti/a/D5smkkwX8wVfZVmLDQHGM6M/?format=pdf&lang=pt> acesso em 15 out. 2021.
  1. Neonatologia: Residência, áreas de atuação, remuneração, acesso em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/especialidades/neonatologia-residencia-areas-de-atuacao-remuneracao-e-mais#como%20f
  1. PROJETO DE LEI N.o 1.985, DE 2019, acesso em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=68CF987B14D316F17CB89054D5A3681A.proposicoesWebExterno1?codteor=1737040&filename=Avulso+-PL+1985/2019
  1. RESOLUÇÃO Nº 402 DE 03 DE AGOSTO DE 2011, acesso em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3165
  1. Residência em pediatria e em neonatologia, Hospital Albert Einstein, 2021. Acesso em: https://www.einstein.br/ensino/residencia/Residencia_Multiprofissional_em_Pediatria_e_Neonatologia
  1. SELESTRIN, Cláudia de Castro et al . Avaliação dos parâmetros fisiológicos em recém nascidos pré-termo em ventilação mecânica após procedimentos de fisioterapia neonatal. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum.,  São Paulo ,  v. 17, n. 1, p. 146-155, abr.  2007 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822007000100015&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  out.  2021.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.