Todas as Áreas

Carreiras

Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição

Os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição

Fazer uma residência é o sonho de muito nutricionista. Se você está mirando no sucesso da sua carreira, deve saber que é necessário estudar.  Mas, é preciso ser assertivo. Por isso, aqui vamos compartilhar os 10 assuntos mais cobrados em provas para Residência em Nutrição.

Você deve estar se perguntando: isso vale para qualquer prova? Sabemos que cada edital tem suas especificidades. Mas, é possível fazer um levantamento e identificar os assuntos mais recorrentes.

Ah, e isso faz toda a diferença!

E para que você não precise olhar centenas delas para descobrir os tópicos mais comuns, a gente fez isso para você!

É isso mesmo: fizemos o levantamento das provas dos últimos anos (2018 a 2021) e montamos esse Top 10!

De quebra, compartilhamos uma questão referente a cada tema, já com sua resolução. Elas foram extraídas do livro 1000 Questões comentadas de Nutrição que é sensacional! Aproveite!

Então é isso: para te ajudar a entender como cada assunto é cobrado, trouxemos exemplos da forma como cada um deles é mais abordado nos exames.

Confira:

1. Nutrição clínica

Essa é uma área bem ampla, onde o profissional é habilitado a tratar diversas enfermidades por meio da alimentação.

Questão:

QUADRIX – CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTASDA 2ª REGIÃO – 2020) As mesmas precaucões direcionadas à população em geral sobre o consumo de álcool aplicam‐se aos indivíduos com diabetes. O profissional de saude deve discutir o consumo de álcool com seus pacientes, para informá‐los do possível ganho ponderal e dos riscos de hipoglicemia. Conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017‐2018, julgue o item. A ingestão excessiva de etanol (> 30 g/ dia) é associada à alteração da homeostase glicemica, à elevação da resistência à insulina, à hipertrigliceridemia e à hipertensão arterial, podendo, tambem, ser fator de risco para acidente vascular cerebral. Cada incremento de 10 g de etanol, acima de 30 g/dia, aumenta a pressão sistólica em 1 a 2 mmHg e a diastólica em 1 mmHg.

( ) CERTO ( ) ERRADO

RESOLUÇÃO: A ingestão de álcool depende da sensibilidade individual e da quantidade consumida. O álcool pode mascarar os sintomas de hipoglicemia, reduzir a produção hepática de glicose e aumentar a produção de corpos cetonicos, por isso a glicemia deve ser monitorada, e fatores como a prática de exercício físico, associada a esse consumo e ao momento em que foi ingerido (como o noturno, em que haverá um longo período em jejum), são importantes para avaliação da glicemia.

Resposta: CERTO

2.Nutrição e Saúde Pública

Neste tópico, o nutricionista enfoca aspectos da alimentação e da nutrição com foco no bem-estar e na saúde das populações.

(CETREDE – PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – 2019) Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, define as diretrizes para organização e funcionamento do Sistema de Saúde Brasileiro. Sobre esta Lei, marque a alternativa CORRETA.

Ⓐ É um dos objetivos do Sistema Unico de Saude (SUS) a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saude, nao sendo este responsável por atividades preventivas.

Ⓑ O controle da natalidade e de competência das três esferas do Governo.

Ⓒ É de responsabilidade federal articular as regiõs de saude, mediar o acesso a alta complexidade, planejar no âmbito estadual, apoiar técnica e financeiramente as ações dos municipios.

Ⓓ A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saude que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Unico de Saude (SUS) ou que representem risco de disseminação nacional.

Ⓔ Os servicos do SUS, da rede própria ou conveniada, nao são obrigados a permitirem a presenca, junto a parturiente, de acompanhante durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Alternativa A: INCORRETA. Um dos objetivos do SUS é a assistècia às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saude, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Alternativa B: INCORRETA. As ações voltadas ao planejamento familiar que incidem no controle de natalidade são desenvolvidas pelas equipes da Estratégia de Saúde da família no âmbito municipal, uma vez que é uma competência do município “planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde”. No entanto é uma responsabilidade do município repassar informações para as demais esferas de governo.

Alternativa C: INCORRETA. Essas ações sao de responsabilidade estadual.

Alternativa D: CORRETA. Essa atribuição esta presente no paragrafo único do art. 16 “A União poderá executar ações de vigilância epidemiologica e sanitária em circunstancias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados a saude, que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Único de Saude (SUS) ou que representem risco de disseminacao nacional”.

Alternativa E: INCORRETA. No artigo 19 da Lei Federal no 11.108/2005, também conhecida como Lei do Acompanhante, fica estabelecido que: “Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, da rede propria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presenca, junto a parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o periodo de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato”.

3. Nutrição Materno infantil

Aqui, como o próprio nome diz, o foco é nutrição para mães e crianças. Isso inclui desde a mulher que tenta engravidar, a gestante e a alimentação da mãe e do bebê.

(FEPESE – PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS – 2019) Assinale a alternativa correta em relação à a avaliação nutricional do recém-nascido.

Ⓐ Um recém-nascido com peso de 2.800 g é classificado como com peso adequado.

Ⓑ Um recém-nascido classificado de acordo com o peso e idade gestacional em P85 é considerado adequado para a idade gestacional (AIG).

Ⓒ Um recém-nascido classificado de acordo com o peso e idade gestacional com percentil < P50 é considerado pequeno para a idade gestacional (PIG).

Ⓓ Um recém-nascido com peso de 3.100 g é classificado como grande para a idade gestacional (GIG).

Ⓔ Um recém-nascido classificado de acordo com o peso e idade gestacional com percentil ≥ P70 é considerado grande para a idade gestacional (GIG).

Alternativa A: INCORRETA. O peso do recém-nascido é considerado adequado se igual a 3.000 g e menor que 4.000 g. O peso de 2.800 g encontra-se na classificacao de peso insuficiente.3

Alternativa B: CORRETA. De acordo com o peso ao nascer, o recém-nascido entre os percentis 10 e 90 é classificado como adequado para idade gestacional (AIG).

Alternativa C: INCORRETA. O recém-nascido é considerado pequeno para idade gestacional (PIG) se abaixo do percentil 10. Entre os percentis 10 e 90 considera-se adequado para idade gestacional (AIG).

Alternativa D: INCORRETA. O recém-nascido é classificado como GIG se percentil maior do que 90. O peso ao nascer de entre 3.000 g e 4.000 g é considerado adequado.3,4

Alternativa E: INCORRETA. O recém-nascido é classificado como GIG se percentil maior do que 90. Entre os percentis 10 e 90 considera-se adequado para idade gestacional (AIG).

4. Fundamentos da Nutrição

Esse tópico trata das bases do conhecimento em Nutrição. Ou seja, aquilo que sedimenta a atuação do nutricionista.

(IBADE – IAPEN/AC – 2020) Ao prescrever um plano alimentar, o profissional de nutrição deve-se atentar para a digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes. Algumas interações podem potencializar a absorção outras podem dificultar ou até mesmo impedir a absorção de determinados nutrientes. Assinale a alternativa em que há uma interação positiva entre os nutrientes:

Ⓐ Zinco e Vitamina A.

Ⓑ Cobre e Ferro.

Ⓒ Cafeína e Cálcio.

Ⓓ Cobre e Zinco.

Ⓔ Cálcio e Ferro.

Alternativa A: CORRETA. Existe interação positiva entre zinco e vitamina A. O zinco funciona como cofator para a síntese da proteína ligadora de retinol, responsável por mobilizar vitamina A do fígado para o plasma. Outra interação entre zinco e vitamina A parece ocorrer em nível de oxidação/ redução desta vitamina no intestino, fígado, testículos e na retina por meio de álcool desidrogenase

(ADH). A ADH e a retinol desidrogenase são metaloenzimas nas quais o zinco participa do grupo prostético como um estabilizador da estrutura quaternária. A conversão oxidativa do retinol em 11-cis-retinaldeído nos tecidos periféricos é uma etapa da via metabólica da vitamina A necessária à iniciação do ciclo visual.

Na deficiência em vitamina A e em zinco, o tempo necessário para a adaptação ao escuro e a habilidade para enxergar em pouca luz podem estar prejudicados.

Alternativa B: INCORRETA. A ingestão elevada de ferro pode afetar o estado nutricional relativo ao cobre.

Alternativa C: INCORRETA. A cafeína pode ter impacto negativo na retenção de cálcio e tem sido associada com aumento no risco de fraturas no quadril.

Alternativa D: INCORRETA. O zinco em excesso prejudica a absorção do cobre, havendo dois mecanismos propostos para explicar esse fato: o primeiro sugere que ambos os íons competem pela mesma proteína ligadora na mucosa intestinal; o outro está relacionado com a indução da síntese de metalotioneína pelo zinco nas células da mucosa intestinal, causando aumento da retenção intracelular de cobre e consequente redução de transporte pelo plasma.

Alternativa E: INCORRETA. O cálcio possui efeito inibitório a absorção do ferro

5. Avaliação Nutricional

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma abordagem realizada pelo nutricionista para avaliar o estado nutricional do paciente.

(IBFC – PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DOSUL – 2019) A avaliacao nutricional e uma ferramenta muito importante, pois orienta os profissionais da saude a conduzir diagnosticos e intervencoes propostas. E uma ferramenta importante no diagnostico, na identificacao de situacoes de risco nutricional e no planejamento de acoes de promocao a saude e prevencao de doencas. Sobre a analise de indicadores diretos, utilizados na avaliacao nutricional, assinale a alternativa incorreta.

Ⓐ Clinico.

Ⓑ Consumo alimentar.

Ⓒ Bioquimico.

Ⓓ Antropometrico.

Alternativa A: CORRETA. O exame clinico/fisico e um metodo direto de avaliacao para identificacao de sinais e sintomas associados a carencias nutricionais.

Alternativa B: INCORRETA. O consumo alimentar e o unico metodo indireto entre as alternativas propostas na questao. Tem por objetivo avaliar a ingestao de alimentos e bebidas, bem como as caracteristicas desse consumo.

Alternativa C: CORRETA. Os exames bioquimicos sao indicadores diretos do estado nutricional de pacientes, podendo-se avaliar o conteudo de proteinas e/ou vitaminas e minerais.

Alternativa D: CORRETA. A antropometria e a medida das dimensoes do corpo, incluindo peso, altura, pregas cutaneas e circunferencias. Trata-se de um metodo direto de avaliacao nutricional.


Saia na frente da concorrência: prepare-se para as provas das melhores Residências do Brasil com a plataforma de estudos Sanar Saúde +!


6. Nutrição nos Ciclos da Vida

Este tema trata dos princípios da Nutrição em sua aplicabilidade para indivíduos e grupos de todas as faixas etárias e classes sociais.

IBADE – PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE D’OESTE – 2020) O indice antropometrico que reflete o crescimento linear e seus deficits em relacao a uma idade especifica e indica inadequacoes nutricionais de longa duracao e o/a:

Ⓐ Peso para idade (P/I).

Ⓑ Peso para estatura (P/E).

Ⓒ Estatura para idade (E/I).

Ⓓ Estatura segundo percentil (E/P).

Ⓔ Peso segundo Z-Score (P/Z).

Alternativa A: INCORRETA. O peso para idade reflete o crescimento da criança e não é capaz de diferenciar comprometimentos nutricionais agudos e crônicos.
Alternativa B: INCORRETA. O peso por estatura é um indicador utilizado para apontar comprometimentos agudos nas crianças e não inadequações nutricionais de longa duração.
Alternativa C: CORRETA. A estatura para idade é considerado
o melhor índice para avaliação de comprometimentos
crônicos da criança, alem de possibilitar o acompanhamento de seu crescimento
linear.
Alternativas D e E: INCORRETAS. Não existem esses indicadores
na avaliação nutricional. Pode-se utilizar
o indicador estatura por idade, sendo a sua
avaliação na curva realizada de acordo com os
percentis ou o escore Z.

7. Terapia Nutricional

 Aqui o foco é no conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente realizados por meio da nutrição enteral ou parenteral.

(METROCAPITAL SOLUÇÕES – PREFEITURA MUNICIPAL
DE NOVA ODESSA – 2019)
Para crianças doentes graves, durante a nutrição parenteral, recomenda-se que as necessidades calóricas
sejam _ a _ das recomendadas para nutrição enteral.

Ⓐ 85% – 95%.
Ⓑ 75% – 85%.
Ⓒ 80% – 90%.
Ⓓ 45% – 65%.
Ⓔ 60% – 70%.

Durante a nutrição parenteral, recomenda-
se que as necessidades calóricas sejam
80% a 90% das recomendadas para nutrição
enteral.3
Resposta: Ⓒ

8. Alimentação Coletiva

O enfoque aqui é na atribuição de planejar, organizar e supervisionar serviços de alimentação – públicos ou privados.

(FUNDEP – PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAS ALTAS
– 2019)
São fatores que interferem no dimensionamento
da área de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), exceto:
Ⓐ Número de refeições.
Ⓑ Padrão dos cardápios.
Ⓒ Custo das refeições.
Ⓓ Modalidade e sistema de distribuição.

Alternativa A: INCORRETA. O número total de refeições
diária, bem como o número de refeições por
turno, influencia diretamente no dimensionamento
dos setores da UAN. Vários índices usados
para o dimensionamento estão relacionados ao
número de refeições ou de clientes atendidos.


Alternativa B: INCORRETA. Cardápios mais sofisticados,
em que serão planejadas preparações mais
elaboradas, com maior número de ingredientes e
variações nas técnicas de preparo, podem necessitar
de maior espaço para sua execução. Além
disso, o estilo do cardápio interfere no número
de funcionários e tipo de equipamentos necessários,
influenciando a necessidade de espaço físico.
Dado um mesmo número de refeições, variações
no cardápio podem exigir maior espaço físico,
porque para a manipulação de alimentos diferentes,
mesmo que em volumes iguais, haverá
separação dos setores e equipamentos usados.

Alternativa C: CORRETA. O custo das refeições está relacionado
com cobrimento das despesas ou gastos
necessários para a produção das refeições,
portanto, não tem relação direta com o dimensionamento
da área de uma UAN.


Alternativa D: INCORRETA. O sistema escolhido para
servir as refeições tem forte influência no dimensionamento
da área de distribuição propriamente
dita e na área de porcionamento e/ou montagem.
O dimensionamento específico desse setor
é realizado com base no tipo e na quantidade de
equipamentos de distribuição que irão compor o
setor (balcões, esteiras etc.), considerando ainda
os espaços necessários para circulação tanto de
cliente quanto de funcionários da UAN.

9. Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos

(STRATEGIC – PREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ
– 2019)
Em que ano no Brasil a adoção
do sistema APPCC começou a ser regulamentada?
Ⓐ 1993.
Ⓑ 1995.
Ⓒ 1998.
Ⓓ 1991.

RESOLUÇÃO: Foi em 1993 quando o Ministério da Agricultura e do Abastecimento criou normas e procedimentos para a adoção do sistema APPCC como exigência para estabelecimentos de pescados
e derivados, enquanto (no mesmo ano) o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 1.428 estabelecendo a obrigatoriedade dos procedimentos nos estabelecimentos relacionados à área de
alimentos, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O ano de 1998 data a publicação, pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, da Portaria nº 40, de 20 de janeiro de 1998, estabelecendo um manual de procedimentos para bebidas e vinagres baseado no sistema APPCC e da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, regulamentando a implantação gradativa do sistema APPCC/ HACCP nas indústrias de origem animal (carne,
leite, ovos, mel).

▍Resposta: Ⓐ

10. Técnica Dietética

Disciplina que foca nas operações a que são submetidos os alimentos durante a preparação para o consumo.

(FUNDATEC – IFFAR – 2019) As hortaliças são alimentos que, por suas características de composição, devem ser consumidas com o
máximo frescor, tendo pouca tolerância para conservação
e congelamento. Como se chama o processo utilizado imediatamente após a fervura, que atua na inativação enzimática desses alimentos que serão congelados e que lhes produz melhor
aparência e textura?

Ⓐ Congelamento.
Ⓑ Liofilização.
Ⓒ Desidratação.
Ⓓ Branqueamento.
Ⓔ Calor úmido.

Alternativa A: INCORRETA. Método que utiliza o frio (abaixo de 0ºC), sem envolvimento com fervura.1
Alternativa B: INCORRETA. Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água por meio da sublimação.1,2
Alternativa C: INCORRETA. Método de secagem (retirada de água) utilizando o calor, sob condições de temperatura, umidade e corrente de ar controladas.1,2
Alternativa D: CORRETA. Método de conservação pelo calor, normalmente aplicado no processamento de frutas e hortaliças, com o principal objetivo de inativar sistemas enzimáticos, fixar e reduzir
a carga microbiana. Submissão de vegetais em água, a temperaturas pré-aplicadas ou a aplicação de vapor fluente ou superaquecido. Após, deve-se proceder a realização de resfriamento em banho de água e gelo ou por meio de aspersão de água fria.1,2
Alternativa E: INCORRETA. Trata-se de uma técnica utilizada como método de cocção.

Está estudando para as provas de Residência? Conheça os livros Preparatórios para Residência 2021 e garanta a sua vaga na Residência dos sonhos!


Gostou deste conteúdo? Confira também:

Prepare-se para os diferentes processos seletivos de residência multiprofissional

Residências para Saúde abertas no Brasil

BAIXE O NOSSO APP E PREPARE-SE COM MAIS DE 100 MIL QUESTÕES GRATUITAS

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.