Todas as Áreas

Carreiras

O emprego da liga de níquel-titânio na instrumentação rotatória e reciprocante | Colunista

O emprego da liga de níquel-titânio na instrumentação rotatória e reciprocante  | Colunista

1- A importância da Liga de Níquel- Titânio na Endodontia

Ao longo do tempo, a Endodontia, tem buscado um método mais rápido, seguro e eficiente para o preparo e limpeza de canais radiculares. Canais curvos e atresiados são um desafio, mesmo para os endodontistas mais experientes. Uma nova liga metálica, constituída por níquel e por titânio (NiTi), tem sido pesquisada na Endodontia, devido as suas propriedades tais como flexibilidade, resistência à torção e memória de forma (Walia et al., 1988, Schäffer 1997).

Um dos maiores desafios da Endodontia continua sendo justamente a instrumentação de canais curvos dando-lhe conformação cônica com um mínimo de alteração do seu trajeto original, manutenção da posição do forame apical e com sua mínima dilatação (Schilder, 1974).

Os instrumentos de NiTi são os mais recomendados para a instrumentação de canais curvos e atrésicos, pois possuem duas propriedades fundamentais: efeito de memória de forma e a superelasticidade. Estes instrumentos são austeníticos em repouso, possuindo estrutura cúbica de face centrada. Quando submetidos ao estresse, como no preparo de canais radiculares curvos, ocorre a fase marstensítica do metal, com estrutura complexa, ocorrendo a superelasticidade (Becker et al., 2007).

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

2- As Ligas de Niquel- Titânio na instrumentação rotatória e reciprocante

2.1 Histórico 

A Endodontia teve grande avanço nas últimas décadas e o desenvolvimento de novas tecnologias facilitou o alcance dos seus objetivos.

A instrumentação mecanizada (rotatória e reciprocante), nos moldes observados atualmente, está diretamente relacionada ao uso de uma liga metálica específica (níquel-titânio) que entrou definitivamente no arsenal do endodontista há pouco mais de 20 anos e, desde então, clínicos, pesquisadores e fabricantes procuram usar e aprimorar suas características físico-químicas para superar os desafios inerentes ao preparo dos canais radiculares. (BUENO e PELEGRINE, 2017, p.95)

A Sanar Saúde Pós entende de profissionais da Saúde. Venha dar esse novo passo em sua carreira, a gente te ajuda!

2.2 Instrumentação mecanizada

A resistência à torção dos vários instrumentos endodônticos tem relação com o processo de fabricação e conformação destes. As limas e sistemas rotatórios de níquel-titânio são fabricados através de usinagem uma vez que suas propriedades mecânicas não permitem a torção.

As limas de níquel-titânio manuais apresentam um desenho semelhante as convencionais, já os sistemas rotatórios se apresentam com secção de corte transversal triangular, ângulo positivo levemente mais agressivo como o instrumento Pow-R, ou podem se mostrar com desenho tipo U, ângulo de hélice, corte levemente positivo nas duas superfícies de trabalho e ponta ativa (SC) ou inativa (LX) com ângulo quase 0 grau que não faz. rosca como o sistema Quantec Series 2000

Segundo Lopes & Elias (2001), podem ocorrer fraturas inesperadas na utilização de instrumentos rotatórios sem que nenhuma deformação permanente possa ser visualizada. Estas fraturas podem ocorrer em duas circunstâncias: fratura por flexão ou fratura por torção.

As fraturas por torção ocorre quando a ponta ou qualquer parte do instrumento fica presa no canal enquanto o restante continua a sua rotação. As fraturas por flexão acontecem pela fadiga que o metal sofre em canais radiculares com pequeno raio de curvatura, onde o limite de flexibilidade dos instrumentos é excedido, resultando em sua fadiga cíclica.

Instrumentos manuais e rotatórios foram lançados no mercado com o objetivo de garantir um preparo radicular mais seguro e eficaz (Marceliano-Alves et al., 2009). McSpadden (1993) apresentou um sistema composto por um motor (NT Matic) que utilizava instrumentos de níquel-titânio. Tendo-se como vantagem a economia de tempo, a ausência de desvios, a eliminação de detritos pela via coronária, a facilidade de preparo de canais curvos e redução de estresse.

Quer conciliar sua carreira e sua pós-graduação de um jeito inteligente e com maior aproveitamento? Conheça os cursos e a metodologia da Sanar Saúde Pós

3- Sistema Rotatório Dentsply

De acordo com as tendências citadas, o sistema ProTaperNext ( Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça) apresenta-se com características bastante peculiares. Estes instrumentos trabalham em rotação contínua, são recomendados para uso único e comercializados em blisters. Além disso, são fabricados a partir de uma liga de NiTi que sofre um processamento termomecânico específico, a tecnologia M-Wire, conforme já descrito, que proporciona aos instrumentos mais flexibilidade e resistência à fadiga.(BUENO e PELEGRIPE, p.97)

O sistema ProTaperNext enquadra-se na tendência atual dos fabricantes no que se refere à redução do número de instrumentos. Enquanto o sistema ProTaperUniversal pode requerer até seis instrumentos para a modelagem do canal, preparo semelhante pode ser obtido utilizando-se apenas três instrumentos do sistema ProTape Next. (BUENO e PELEGRIPE, p.100)

4- Sistemas reciprocante Dentsply e VDW

A instrumentação reciprocante foi proposta por Yared em um estudo pioneiro no qual utilizou uma lima F2 do sistema de instrumentação rotatória ProTaperUniversal empregando a cinemática de movimento reciprocante, por meio do motor ART Tecknika Vision ( Dentsply Maillefer, Tuscany, Itália).

Ao realizar movimentos alternados nos sentidos horários e anti-horário, contrariamente ao movimento rotacional completo (360°), o autor relatou menos fadiga torcional e cíclica do instrumento. Contudo, como o instrumento F2 é usinado para a direita, o movimento mais amplo foi, neste estudo, realizado no sentido horário.(BUENO e PELEGRIPE, p.104)

Atualmente, a empresa Dentsply disponibiliza dois motores com os nomes comerciais de X- Smart Plus e X-Smart  IQ.O motor X-Smart Plus é acionado por um botão localizado junto à peça de mão, logo não há pedal. O contra-ângulo pode ser girado no micromotor em várias posições, de forma a otimizar a ergonomia do operador, de acordo com a região de trabalho. A velocidade pode ir de 250-1200 rpm e o controle de torques de 0,6-4 N.cm.(BUENO e PELEGRIPE, p.104)

A empresa VDW também fabrica dois tipos de motores que reproduzem o movimento reciprocante, os equipamentos VDW Silver e VDW Gold .Ambos apresentam duplo comando que permite ao profissional escolher o modo de uso, com ou sem pedal. Além disso, a empresa disponibiliza a atualização do aparelho para quaisquer novos sistemas que venham a ser lançados. A diferença entre os motores se dá pelo fato de que quando o contra-ângulo é associado ao motor VDW Gold , a odontometria é realizada simultaneamente ao procedimento endodôntico. (BUENO e PELEGRIPE, p.105)

Conheça a Pós-graduação que é uma revolução na carreira dos profissionais da Saúde

5- Conclusão

Assim, a indústria endodôntica evoluiu a passos largos ao longo das duas últimas décadas, sempre respaldada por diversos estudos científicos que se propuseram a estudar as propriedades físicas, químicas e biológicas de limas de NiTi advindas dos diferentes sistemas de instrumentação dos canais radiculares.(BUENO e PELEGRIPE, p.97)

Matérias relacionadas:

Referências Bibliográficas

BUENO, C.S.;PEREGRINE,R.A.Excelência em Endodontia Clínica.São Paulo:Editora Quitessence, 2017

COSTA, C. da; SANTOS, M. dos. Resistência à torção de dois instrumentos endodônticos rotatórios de níquel-titânio. Pesq Odont Bras, v. 14, n. 2, p. 165-168, abr./jun. 2000.

WEIS,A. Avaliação  e Comparação de  Instrumentos Endodônticos Rotatórios de NiTi antes e após o  Uso Clínico. Monografia (em odontologia)- Pontifícia  Universidade Católica do  Rio Grande do  Sul,.Porto Alegre. p13. 2010.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.